A Defensoria Pública do Estado de São Paulo Regional Araçatuba, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Participação Cidadã dão início, nesta sexta-feira (3), ao projeto Defensoria Pública e Cidadania. A iniciativa busca levar educação em direitos aos equipamentos públicos, a fim de conscientizar a população acerca de seus direitos.
Trata-se de uma série de cursos que estão previstos para acontecer durante o ano todo. Neste mês de março, será feita a apresentação dos serviços da Defensoria Pública nos 6 Cras (Centro de Referência de Assistência Social), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outros equipamentos. O intuito é apresentar ao público a missão constitucional da Defensoria Pública, público a ser atendido, tipos de serviços prestados e outras informações.
Em abril e maio, será abordado o tema Direito da Mulher, Violência e Gênero. Em junho e julho, o tema a ser trabalhado com a população será Direito dos Idosos e Direito do Consumidor; agosto e setembro, terá como tema Direito das Crianças e dos Adolescentes; outubro e novembro traz a temática Direito das Famílias.
A programação se encerra em dezembro, mês em que será abordado o tema Direitos da Pessoa Presa e/ou Direito à Habitação. Todos os cursos são gratuitos, abertos ao público e não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer ao Cras de referência.
Os cursos serão ministrados pela defensora pública Nelise Christino de Castro Santos Ogawa, pelo defensor público Wild Afonso Ogawa Filho, pelo psicólogo Nelson Tallarico Junior e pela assistente social Simone dos Santos.
CRONOGRAMA MARÇO - APRESENTAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA
03/03 - sexta-feira às 8h
Cras São José - Rua Fundador Paulino Gato, 900, bairro São José
10/03 - sexta-feira às 8h
Cras Etemp - Rua Pedro Viola, 184, bairro Etemp
Cras Umuarama - Rua Célio R. de Araújo Cintra, 778, bairro Umuarama
17/03 - sexta-feira às 8h
Cras Jussara - Rua Raul de Oliveira, 180, bairro Jussara
Cras Centro - Rua Junqueira Freire, 340, bairro Paraíso
24/03 - sexta-feira às 8h
Cras TV- Rua Judith Macharet, 540, bairro TV.