No começo de 2023, a prefeitura de Araçatuba deu um passo importante para trazer mais agilidade, eficiência e transparência aos processos administrativos: a implementação do projeto Araçatuba Digital. Em parceria com a GovTech 1Doc, que extingue papéis dos sistemas públicos, agora a cidade tem mais de 600 serviços 100% online.
Na prática, isso significa que pedidos de reparcelamento de IPTU, pagamento de taxas, envio de notas fiscais e emissão de certidões, por exemplo, podem ser feitos de onde o cidadão estiver, sem precisar sair de casa.
A adesão dos servidores e população ao projeto foi bastante significativa: em apenas 40 dias de implementação do Araçatuba Digital, mais de 150 mil documentos foram emitidos - uma média de 2.500 por dia útil.
Sem a tramitação dos processos físicos, que envolvem custo de papéis, toners, luz e água, por exemplo, a prefeitura já conseguiu uma economia de R$ 1,5 milhão.
A expectativa é que, mensalmente, a cidade deixe de imprimir 106 mil folhas de papel, o que representa uma diminuição de 9 árvores desmatadas e mais de um milhão de litros de água economizados.
Jonathas Magalhães, secretário de comunicação da Prefeitura de Araçatuba, conta que a digitalização dos processos do município vem acontecendo desde 2017.
“Temos investido muito na modernização da cidade. Melhoramos a abrangência das nossas redes sociais, do canal no Youtube, criamos o 'Atazap', WhatsApp oficial da prefeitura, e ampliamos os pontos de wi-fi gratuitos em praças, prédios públicos e nas escolas municipais, que tem tido acessos de cerca de 70 mil usuários. Durante a pandemia, também criamos um agendamento online de vacinação contra a Covid-19, o que foi importantíssimo para evitar aglomerações e salvar vidas”, destaca.
O secretário aponta que o projeto Araçatuba Digital veio da necessidade de dar um passo além para desburocratizar o atendimento à população.
“Além de criarmos um novo site, mais intuitivo, inclusivo e responsivo, fechamos a parceria com a 1Doc para disponibilizar mais de 600 serviços online, incluindo os do Atende Fácil. É um grande marco para a história da cidade, porque representa o fim da era do papel. Agora todos os protocolos são feitos de forma eletrônica, com menos burocracia, mais economia e transparência”, ressalta.
MEIO AMBIENTE
Mais do que diminuir a lentidão nos processos para os cidadãos, a digitalização também representa um ganho para os servidores, que conseguem trabalhar de forma mais produtiva e em melhores condições, e para a própria administração pública, que ganha o subsídio de dados concretos para a tomada de decisões. Além disso, os documentos eletrônicos desempenham um papel importante para a preservação do meio ambiente.
Para Delza Assis, Relações Institucionais da 1Doc, a necessidade de agilizar as tratativas burocráticas no setor público torna a iniciativa de digitalizar processos ainda mais urgente. “É um investimento extremamente positivo para a economia do município, que garante direitos civis e políticas mais consistentes na prestação de serviços públicos. A população se beneficia a partir do momento em que passa a ser melhor assistida pela plataforma digital”, define.
SOBRE A 1Doc
Maior GovTech do Brasil, a 1Doc é uma plataforma SaaS de processos digitais que conecta atendimento, comunicação e gestão documental em um só lugar.
Eliminando o papel como veículo de comunicação, a empresa gera economia, preserva o meio ambiente e leva produtividade, controle e segurança para resolução das demandas nos setores público e privado.
Desde 2015 no mercado, a empresa já está presente nos 26 estados do Brasil, com mais de 650 entidades transformadas e beneficia, diariamente, 1 a cada 4 brasileiros.