Araçatuba
Anunciante
ABRIL AZUL PROJETO ‘POESIA NO MURO’ FAZ INTERVENÇÃO PARA LEMBRAR AUTISMO

Família pede poema, cores, respeito e conscientização para a causa

Anunciante

O projeto “Poesia no Muro” da AAL (Academia Araçatubense de Letras) chegou a sua 13ª intervenção de maneira muito especial. No fim de semana em que se celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, cuja data oficial é 2 de abril, uma residência no bairro Juçara recebeu as cores e um poema que lembra a condição que afeta principalmente a interação social do indivíduo.

 

A casa fica na rua Atílio Pinholi, nela mora uma família muito especial. O casal Regiani e Paulo e seus dois filhos, que são autistas. O muro do imóvel recebeu um poema do escritor penapolense João Luís dos Santos, adornada com muitas cores.

 

A vontade de receber o projeto que visa embelezar e disseminar a arte através dos muros das casas e estabelecimentos comerciais de Araçatuba partiu do advogado e professor universitário Paulo José Nogueira de Castro, de 44 anos. “Vi pela televisão sobre o projeto e achei muito interessante. Daí procurei saber como poderia ter o meu muro decorado. Também opinei sobre o tema, uma vez que vivo o autismo no dia a dia dentro da minha família”, contou.

 

Para Castro, ilustrar a casa com o tema também é trabalhar a conscientização e o respeito. Os filhos do advogado, frequentam a AMA (Associação amigos do Autista) de Araçatuba, onde recebem atendimento com terapias diversificadas que ajudam no desenvolvimento deles. “O Nicolas tem 12 anos é um autista não verbal. Já a Ana Luiza, mesmo tendo apenas 9 anos fala até inglês”, pontuou para expressar a complexidade do autismo.

 

O muro da casa da família foi pintado no dia 3 de abril. O local recebeu a frase ‘Há um artista autista em toda (p) arte”. O advogado falou que após finalizada a intervenção, seus filhos apresentaram reações diferentes a respeito da pintura. “O Nicolas viu o muro diferente. A Ana Luiza ficou maravilhada com a novidade”, contou o pai satisfeito com o resultado.

 

SOBRE O AUTISMO
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Listados entre as deficiências ocultas, pois não apresenta características físicas, atinge em maior proporção os meninos.

 

O PROJETO
O “Poesia no Muro” começou a ser discutido em setembro passado e foi colocado em prática com a pintura do primeiro muro em dezembro de 2021, na rua Fagundes Varela esquina com a Pedro de Toledo, no Jardim do Prado. 


A frase escolhida pelo professor e escritor Tito Damazo, proprietário do imóvel, foi de Guimarães Rosa: “Tudo o que muda a vida vem quieto no escuro sem preparos de avisar”.


A ideia partiu da professora Marisa Barbosa (Unisalesiano) ao tomar conhecimento de iniciativas semelhantes em outras cidades. A AAL, presidida por Arnon Gomes dos Santos, abraçou a ideia. 


O trabalho é coordenado pelo escritor Hélio Consolaro. Segundo ele, a Academia não cobra nada e nem paga para a pintura dos muros. Para sustentar as despesas, a entidade mantém uma campanha de doações permanente por meio do PIX da Academia Araçatubense de Letras, cuja chave é o CNPJ da entidade: 59764332/0001-95.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.