A Prefeitura de Araçatuba começou a colocar em prática nas unidades de Saúde do município, na última semana, o atendimento de pacientes com uso de prontuário médico eletrônico. É o cumprimento, pela administração do prefeito Dilador Borges (PSDB), de uma promessa feita por políticos que passaram pelo Executivo nas últimas décadas mas que, até então, nunca havia saído do papel.
A utilização do prontuário eletrônico de pacientes da rede municipal de Saúde teve início por usuários das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Morada dos Nobres e Jardim Planalto. O serviço está sendo implantado de forma gradativa e em poucas semanas estará à disposição em todas as unidades de atendimento da rede municipal.
O prontuário eletrônico é um sistema que permite aos profissionais de saúde inserirem de forma rápida e eficaz informações dos pacientes atendidos nas unidades de saúde do município. Os dados serão sempre atualizados e compartilhados em toda rede. Desta forma, os médicos terão informações precisas e instantâneas sobre os registros de cada paciente que usa qualquer UBSs ou outro serviço de Saúde da Prefeitura
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi necessário estruturar as unidades com equipamentos de informática para a execução do prontuário eletrônico. Para isso, a Prefeitura contratou, por meio de licitação, a empresa Giga Sistemas, que já presta esse tipo de serviço em outros municípios e tem expertise na implementação de prontuários eletrônicos conforme as necessidades de cada município.
No caso de Araçatuba, trata-se de um investimento de R$ 4,3 milhões que vai unificar os dados de todos os pacientes da rede pública de Saúde, facilitando assim para que os médicos de todas as unidades tenham conhecimento global de cada araçatubense que usa as UBSs ou mesmo Pronto-Socorro da cidade e seus respectivos históricos médicos.
Entre os benefícios da utilização do prontuário eletrônico estão a agilidade no atendimento, organização das atividades e otimização do trabalho dos profissionais, melhorando assim a qualidade na assistência aos usuários. A previsão é de que em até quatro meses o sistema esteja funcionando em todas as unidades básicas de Saúde do município.