“Estamos engatinhando e vamos nos tornar adultos saudáveis e responsáveis”, disse o prefeito de Aaçatuba, Dilador Borges (PSDB), nesta sexta-feira (05), ao destacar ao primeiro aniversário do Pronto-Socorro Municipal “Aida Vanzo Dolce”, transferido em sua gestão para a região central da cidade, no prédio do antigo Hospital Santana.
Durante reunião com funcionários da unidade de Saúde, o prefeito ouviu do médico e gerente de projetos da unidade, Carlos Henrique Mori Frade Gomes, que o PS Municipal, após um ano, passará por duas mudanças para melhorar os atendimentos prestados à população.
Um laboratório análises clínicas passará a funcionar dentro da unidade saúde continuamente, agilizando os resultados para os pacientes. Outra mudança será no setor de pediatria, que ganhará uma ala para a realização de exames em separado à da clínica geral.
Ao falar do primeiro ano do PS na região central, Dilador destacou o pouco tempo de existência das instalações e da quantidade de serviços ali prestados. O chefe do Executivo também justificou a necessidade de fechamento do Pronto Atendimento do bairro São João e a junção dos serviços em um único prédio.
Na avaliação do governo municipal, o funcionamento do novo PS trouxe avanços à saúde da população, em um prédio novo, mais adequado, sem problemas estruturais que haviam em outras unidades. Além de um atendimento mais humanizado, organizado e comprometido com a população.
“Havia necessidade de se desativar as salas afetadas, paralisar aparelhagens, o que prejudicava o atendimento à população, além de que ficava longe do centro, do terminal urbano, a via de acesso não era fácil, momentos de pico de trânsito na avenida Aviação dificultava acesso ao PS”, descreve.
Sobre queixas que persistem quanto ao tempo para atendimento dos pacientes no novo PS, o médico responsável diz que a unidade passa por reestruturações constantes no intuito de corrigir falhas e adequar procedimentos visando melhorar os serviços, tanto fisicamente como na gerência do projeto. Recentemente, como exemplo, ele cita que chegaram novas poltronas, foi feita uma nova sala de hidratação, reorganizando do fluxo de pacientes e uso de leitos. “Não há reclamações pontuais sobre os serviços, que atendem média de 800 pacientes por dia, com apenas 10 reclamações diárias também em média”, observa.
Ele ainda cita a implantação da classificação de risco por cores, priorizando o atendimento de urgência e emergência, tendo como laranja e vermelho os pacientes que realmente são próprios de pronto atendimento urgente, enquanto que os que buscam atendimentos médicos e de saúde geral, classificados em verde ou azul, são orientados a procurarem unidades de atenção básica, sem deixarem de ser atendidos.
Também chama de grande trunfo a articulação em rede, em que cita como importantes pontos a comunicação entre o PS, a secretaria municipal de saúde e o departamento de Atenção Básica, articulando com diretórios regionais, atenção psicossocial e assistência social municipal, Santa Casa de Misericórdia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Mori também citou ampliações de horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, até as 22h, que são também acionadas em períodos de campanhas como de combate a dengue, vacinação, exames e outros atendimentos especiais.
“Não fazemos promessas. Colocamos pontos em que são possíveis de realização, temos planejamento junto à Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde. Dependemos de verbas, mas força de vontade e comprometimento nunca vão faltar”, finaliza.