Política e Mais
Anunciante
SEM SINTONIA Quando o governo insiste em pedir para apanhar, a oposição faz a festa

Após crise da falta de água, cavalo morto na porta de casa mostra que prefeito não tem time nas mãos

Anunciante

Faltando menos de um ano para as eleições, Araçatuba vivencia uma intensa “guerra” política entre grupos oposicionistas, que têm mobilizado a população contra a administração municipal, e um governo que tem tocado a gestão da cidade com pessoas que, em diversos casos de repercussão, têm jogado claramente contra ele próprio.

E não ver isso, não se atentar a determinadas omissões, deixar a temperatura subir ao extremo nesse embate entre com a oposição, é pedir para apanhar, como tem acontecido dia após dia com a administração do prefeito Dilador Borges (PSDB) e da vice Edna Flor (Cidadania).

O episódio mais recente aconteceu neste domingo (13). Um cavalo morreu diante de uma residência e moradores acionaram, pela manhã, a Guarda Municipal para que providências fossem tomadas. O dia se passou e só perto do final da tarde o animal foi removido e levado para um local não divulgado pela Prefeitura.

Foi o bastante para que oposicionistas ao atual governo tomassem as redes sociais, de certa forma com razão, para esmerilhar prefeito e vice por conta de uma certa inoperância da administração municipal em tomar algum tipo de providência.

Se a Guarda Municipal demorou para agir, com relação ao animal morto na calçada de uma residência, o prefeito tem por obrigação saber o que aconteceu e tomar providências, pois há, no comando da guarda, pessoas que ocupam cargos de confiança, que possuem caráter de agentes políticos e que ganham muito bem para exercer dedicação plena à gestão municipal e às necessidades da população.

Impossível imaginar que a pessoa que recebeu a ligação na Guarda Municipal – a menos culpada de todas, talvez –, não tenha avisado alguém da Prefeitura sobre o cavalo. Alguém, que recebe junto ao salário o chamado RDP, deveria ter tomado providência antes do caso estourar nas redes sociais, rendendo chicoteadas nos responsáveis pelo governo municipal.

Alguém mandou às favas o famigerado “Regime de Dedicação Plena” às necessidades da população e deixou o governo sangrar à vontade antes de agir. Este alguém, deve ser penalizado. Punido, assim como o dono do próprio cavalo, que simplesmente abandonou o animal. A Prefeitura tem que descobrir quem é o proprietário do bicho e penalizá-lo pelo descuido.

Assim como a também famigerada agência reguladora Daea prometeu fazer com a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) após a Zona Leste inteira ter ficado sem água, sem que o comissário-geral do órgão, Márcio Saito, indicado ao cargo pelo prefeito Dilador Borges, tomasse medida imediata para amenizar o problema que afetou milhares de pessoas.

Saito também fez Dilador sangrar, por quatro dias seguidos, e só após a Samar ter resolvido o problema veio a público dizendo que a agência que comanda questionaria a concessionária de água e esgoto sobre a situação, com a possibilidade de aplicação de multa de até R$ 1 milhão.

A inoperância de um aliado, no caso da água, fará com que o chefe do Executivo seja execrado pelo menos até as eleições do próximo ano. Márcio Saito, que na próxima semana terá que ir à Câmara prestar esclarecimentos a vereadores, deveria pedir para sair do cargo onde recebe salário bruto de mais de R$ 13 mil, uma vez que sua incompetência para tal atividade está mais que comprovada.

Da mesma forma, o episódio do cavalo deve levar o governo municipal a questionar e cobrar mais responsabilidade de quem recebe o tal do benefício por dedicação plena à administração e, por tabela, à população.

Se continuar pedindo para apanhar do jeito que está, Dilador não precisará nem se lançar candidato à reeleição, pois as chances de derrota serão grandes. O sangramento ao qual sei governo parece fazer questão de submeter-se nos remete aos sadomasoquistas que tiram da dor e o sofrimento o seu prazer. Diante disso, ou o prefeito e seu time acertam os ponteiros para agir em sintonia, ou a oposição fará, de fato, a festa que já vem propagando a algum tempo nas redes sociais.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2025 018News. Todos os direitos reservados.