A Quaresma, que começou quarta-feira (06), foi marcada pela realização da missa da imposição das cinzas pelas 32 paróquias das 19 cidades que integram a Diocese de Araçatuba. O período de 40 dias separa o carnaval da celebração da Páscoa, que este ano será em 21 de abril.
De acordo com a assessoria de imprensa da Cúria Diocesana de Araçatuba, as celebrações tiveram horários alternativos, que foram desde as primeiras horas da manhã até a noite.
Dentre as celebrações matinais estiveram as realizadas nas cidades de Araçatuba e Valparaíso.
BISPO
No período noturno, as celebrações que ocorreram entre 19h e 20h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Araçatuba, faram presididas pelo bispo don Sérgio Krzywy.
A PÁSCOA
Conforme o padre Rodney Mendes, da Paróquia São Sebastião, a Quarta-feira de Cinzas marca o início de “um retiro espiritual” rumo a Páscoa. “Iniciamos com a Quarta-feira de Cinzas o tempo quaresmal, que está dentro do grande tempo pascal. É a nossa preparação para a Páscoa do Senhor. A quarta-feira de Cinzas, portanto é o início do nosso retiro espiritual, assim como Jesus esteve em seu retiro 40 dias tentado, mas vencedor, nós também fazemos essa reflexão”, disse.
Mendes apontou que o número 40 tem a simbologia do novo na tradição da fé. “Neste período quaresmal é preciso se reavaliar sob a luz da Palavra”, disse.