A Delegacia da Receita Federal de Araçatuba doou 316 aparelhos de telefonia celular para Prefeitura de Araçatuba, que serão encaminhados à Secretaria Municipal de Educação, para uso em sala de aula.
Os aparelhos são frutos de diversas apreensões feitas pelo órgão federal e em valor total estimado em R$ 320 mil.
A ação ocorreu após a Receita Federal tomar conhecimento das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba durante a pandemia.
O repasse foi concretizado pelo delegado da Receita Federal em Araçatuba, Tharsis Araujo Bueno.
“O Programa Escola da Família, que teve um vídeo institucional compartilhado na internet e enviado às famílias, mostrava crianças, neste período de pandemia, acompanhando as aulas de forma virtual. O delegado da Receita Federal entrou em contato com o Prefeito Dilador Borges, dizendo que a Receita poderia ser útil, dado que sempre ocorrem apreensões de celulares e outros equipamentos, aos quais o órgão sempre busca dar uma destinação que possa ser útil. A partir disso, se iniciou o processo, no qual a Secretaria de Educação fez a solicitação e hoje o delegado vem concretizar essa ação com a doação desses celulares”, conta Silvana de Sousa e Souza.
EDUCAÇÃO MELHORADA
Segundo a secretária de educação, todas as escolas vão receber aparelhos e a quantidade de cada uma vai depender do número de turmas em processo de alfabetização. Serão consideradas turmas desde a Etapa 2 da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental.
“O uso pelos alunos será coletivo, em algumas atividades na sala de aula, com jogos focados para alfabetização, comunicação com as famílias, sendo muito útil no processo de ensino. Em alguns casos, se a escola achar interessante, poderá ser feito empréstimo para determinado aluno desenvolver alguma atividade em casa, mas somente esporadicamente, sendo o foco principal o uso na unidade escolar”, define Silvana.