Por meio de convênios assinados com o Governo do Estado de São Paulo a região de Araçatuba será beneficiada com a construção de Casas da Juventude. As unidades serão instaladas nos municípios de Andradina, Ilha Solteira e Pereira Barreto e o investimento previsto é de R$ 2,2 milhões.
A Casa da Juventude oferecerá espaços multiuso de apoio a público em início de vida profissional. Os ambientes terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios.
O projeto é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria da Juventude, e em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Cultura e Economia Criativa; e Habitação, por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A Pasta de Desenvolvimento Regional faz a articulação com as Prefeituras e formalizará os convênios para a construção dos espaços.
Para receber o projeto, os Municípios devem contar obrigatoriamente com um Conselho Municipal de Juventude e possuir população inferior a 150 mil habitantes. As Prefeituras indicarão terrenos e ficarão responsáveis pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O Estado financiará prédios com área construída de 240 metros quadrados, em estrutura metálica e alvenaria. Os convênios foram assinados na última sexta-feira (23). O prazo médio para a entrega de cada unidade é de oito meses.