Política e Mais
Anunciante
SAÍDA ESTRATÉGICA RENÚNCIA PODE LIVRAR VEREADOR DE CASSAÇÃO E COLOCÁ-LO EM NOVA ELEIÇÃO

Leandro Moreira pode escapar de punição por agressão advogado, dentro da Câmara, se deixar cargo

Anunciante

Alvo de uma CP (Comissão Processante) instalada pela Câmara de Birigui para analisar pedido de cassação do seu mandato, após agredir com uma cabeçada o advogado Milton Walsinir de Lima, o vereador Leandro Moreira (Republicanos), pode se livrar de qualquer punição e ainda assim participar das eleições municipais deste ano caso leve em consideração renunciar ao atual mandato parlamentar que exerce no Legislativo.

A agressão praticada por Leandro contra o advogado, na recepção do Legislativo, em pleno horário de sessão, causou repercussão nacional e virou caso de polícia, uma vez que Milton Lima caiu após sofrer a cabeçada desferida pelo vereador, com um corte na região do olho esquerdo.

Câmeras de filmagem da própria Casa de Leis registraram a agressão e, por princípios óbvios, Leandro Moreira, se decidir enfrentar a CP, tende a perder o cargo de vereador se os parlamentares José Roberto Merino Garcia, o Paquinha (MDB); Luiz Roberto Ferrari (DEM) e Eduardo Fonseca de Luca (PT) – integrantes da comissão que investiga o caso – resolverem deixar o corporativismo de lado e apresentar um plenário um relatório favorável à cassação do parlamentar.

Pelas imagens contidas no próprio sistema de monitoramento da Câmara de Birigui, não há nada que justifique o que Leandro Moreira praticou contra o advogado. São fortíssimas as evidências de quebra de decoro parlamentar, um dos quesitos necessários por lei para a cassação do mandato de um político.

E neste caso, tentar apresentar argumentações fracas na tentativa de convencer os colegas de Câmara de que agiu impulsivamente, por ter sido ou não provocado, pode acabar piorando a situação, uma vez que a tendência é, durante os 90 dias em que as investigações se estenderão, a pressão popular deverá pesar contra a continuidade do parlamentar do Republicanos continuar esquentando cadeira no Legislativo de Birigui.

A reportagem do site 018 News ouviu advogados especializados em direito eleitoral e eles acreditam que a renúncia ao mandato pode, sim, livrar Leandro Moreira de uma eventual cassação, o que pode lhe deixar inelegível por um longo período.

E mais: abrindo mão do cargo de vereador dentro do período de investigações da CP, Leandro acabaria tornando as apurações sem efeito na Câmara de Birigui. E ainda sairia, em tese, “limpo” para tentar se eleger a um novo mandato.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.