Diretores da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates estiveram essa semana com o prefeito, Dilador Borges (PSDB), e fizeram solicitações relativas a demandas da entidade para ampliar serviços e construir um novo equipamento, em Araçatuba. Uma delas diz respeito à articulação, junto ao governo do Estado, para o credenciamento de novos 20 leitos de uma UCP (Unidade de Cuidados Prolongados). A ala já existe na entidade, totalmente adequada e com equipamentos, e a solicitação de credenciamento aguarda análise da Comissão Intergestores Bipartite, instância colegiada de decisão do SUS (Sistema Único de Saúde) estadual, integrada paritariamente pela Secretaria Estadual de Saúde e por representantes dos Secretários Municipais de Saúde do Estado.
A UCP é destinada a pacientes em situação clínica estável, que necessitam de reabilitação ou adaptação a sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico. É uma estratégia de cuidado intermediária entre os cuidados hospitalares de caráter agudo ou crônico e a atenção básica, inclusive a atenção domiciliar, prévia ao retorno do usuário ao domicílio. Na prática, além de proporcionar ações focadas e intensificadas em reabilitação, a UCP contribui na liberação de leitos (os de UTIs, por exemplo) de hospitais gerais, como a Santa Casa de Araçatuba.
Outra solicitação, que também necessita de ajuda política para agilizar o processo junto à Comissão Bipartite é o credenciamento da oficina ortopédica da associação. Atualmente, existe um pequeno equipamento instalado nas dependências do Centro Especializado em Reabilitação, que fabrica e dispensa mensalmente, com recursos próprios da Ritinha Prates, pouco mais de 20 próteses e órteses. A entidade pretende construir um prédio em área de cinco mil metros quadrados cedida pela prefeitura no jardim Carazza, com capacidade para a confecção mensal de quase 100 próteses e órteses. A construção e a compra dos equipamentos estão orçadas em cerca de R$ 1 milhão.
Araçatuba
Anunciante
AMPLIAÇÃO
Ritinha Prates pede ajuda para ampliar serviços e fazer construção
Demandas dizem respeito ao credenciamento de uma UCP e à construção de uma oficina ortopédica
Demandas dizem respeito ao credenciamento de uma UCP e à construção de uma oficina ortopédica
access_time Publicado em 16 Abr 2019
Anunciante