A Perícia concluiu que uma roda solta na pista foi o que provocou o acidente de trânsito que matou sete pessoas e deixou 34 feridas, no km 385,2 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), em Parapuã (SP). A ocorrência foi em 21 dezembro do ano passado e envolveu um ônibus e um caminhão.
O ônibus, que transportava 39 passageiros, sendo turistas e dois motoristas, havia saído da cidade de São Félix do Xingú (PA) e tinha como destino a cidade de Carazinho (RS).
Conforme o delegado responsável pelas investigações do caso, José Luís Junqueira Filho, após quase 10 meses de apuração, o laudo pericial ficou pronto e indicou a roda solta na pista de rolamento como a causa do acidente.
O motorista do ônibus tentou desviar de uma roda solta que estava sobre a pista e perdeu o controle da direção, batendo de frente com o caminhão, segundo explicou o delegado.
Ainda com base no resultado do laudo pericial, a Polícia Civil deve avaliar se resta alguma responsabilidade no caso. Entretanto, o delegado ressaltou que os possíveis autores morreram no acidente, no caso, os motoristas do ônibus e do caminhão.
O inquérito policial já relatado e concluído agora deve ser encaminhado para a Justiça, que vai analisar na esfera cível possíveis ações de indenizações.
BATIDA
O ônibus que transportava 39 passageiros, sendo turistas e dois motoristas, havia saído da cidade de São Félix do Xingú (PA) e tinha como destino a cidade de Carazinho (RS). De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, o ônibus seguia no sentido Parapuã–Martinópolis e o caminhão fazia o trajeto contrário.
A polícia ainda explicou que o motorista do ônibus se deparou com uma roda (aro e pneu) completa no meio da via e tentou desviar, mas acabou danificando a roda do ônibus.
Com isso, conforme a polícia, o condutor perdeu o controle da direção, atravessou na diagonal e bateu de frente com o caminhão, que estava no acostamento e seguia no sentido contrário.
A Polícia Rodoviária suspeita de que os irmãos ocupantes do caminhão chegaram a ver o momento da colisão, pois o veículo estava no acostamento da outra via, no sentido contrário.
Ainda segundo a polícia, a suspeita era de que a roda que estava no meio da via seja o estepe de algum caminhão que tenha se desprendido do veículo e caído.
A Perícia chegou a usar um equipamento de última geração, que fez o mapeamento 3D da área, permitindo uma visão detalhada do local do acidente para análise a qualquer momento.
VEJA O VÍDEO GRAVADO NA NOITE DO ACIDENTE: