A GS Inima SAMAR, concessionária de água e esgoto do grupo GS Inima Brasil, vai inaugurar, nesta quarta-feira (21), a maior estação de tratamento de água de Araçatuba, a ETA Baguaçu. A nova estação tem capacidade para tratar 2 milhões de litros de água por hora e pode abastecer cerca de 100 mil habitantes.
Com investimento de R$ 48 milhões, a ETA Baguaçu tem funcionamento autônomo e toda a produção é acompanhada pelo Centro de Controle Operacional que também monitora, em tempo real, o nível dos reservatórios, a pressão nas ruas e a vazão das adutoras.
Com todos os processos e controles automatizados há um menor consumo de produtos químicos e energia, além da redução na possibilidade de falhas durante todo o processo de tratamento.
Na nova estação, o lodo que resulta do processo de tratamento de água também é reaproveitado. Depois de passar por adensadores e centrífugas, 80% do lodo voltam em forma de água à entrada da estação para novo tratamento, poupando significativamente os recursos hídricos da região.
A qualidade da água é monitorada durante todo o processo de produção, sendo que, a cada mês, são feitas mais de mil análises de amostras coletadas na própria estação e em imóveis de diferentes bairros.
Ainda fazem parte do sistema de água de Araçatuba, o complexo Tietê, responsável pelo abastecimento de 41% dos habitantes, além de dois poços profundos (9%).
OBSOLETAS
A nova estação de tratamento de água substituirá duas estações obsoletas e que já são incapazes de acompanhar a evolução dos processos em termos de tratamento eficiente de água.
A ETA Baguaçu atende às normas mais atuais de segurança e possui um espaço reservado para Educação Ambiental e treinamentos. As visitas de estudantes serão retomadas após a inauguração para que seja possível demonstrar na prática a importância do consumo consciente de água e sua preservação.