A GS Inima SAMAR, empresa do grupo GS Inima Brasil, e a Prefeitura Municipal de Araçatuba, inauguram nesta sexta-feira (10), o primeiro Secador Solar de Lodo do Brasil. O equipamento está instalado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Baguaçu, em Araçatuba.
Construída numa área de sete mil metros quadrados, a estrutura de vidro funciona como uma estufa que evapora a umidade e faz com que o resíduo final do tratamento de esgoto saia com 95% de volume sólido e sem patógenos, organismos que podem causar doenças.
O secador – inédito no Brasil - é totalmente automatizado e autônomo, composto por três removedores que trabalham 24 horas por dia, misturando o lodo e fazendo a remoção do material já seco.
De acordo com o departamento de comunicação da concessionária, antes todo esse volume era enviado para aterros sanitários, com 80% de água e apenas 20% de sólidos tratados.
Segundo a empresa, já está sendo realizado um estudo para registro, junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária, para uso do lodo como insumo agrícola.