A Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) e a Prefeitura iniciaram na manhã desta terça-feira (28), durante evento que reuniu moradores do bairro e autoridades municipais, uma grande obra nos bairros Jardim Moreira e Jardim Etharari: cerca de oito quilômetros de novas redes de água e esgoto vão ser instalados na região, substituindo atuais que foram construídas muito rasas e não permitem o asfaltamento das ruas.
Durante a solenidade para início da obra, o presidente da Samar, Paulo Roberto de Oliveira, destacou a importância desse investimento para a melhoria dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. “Como as redes existentes são muito rasas, a 30 centímetros do solo, há constantes rompimentos. As novas tubulações serão adequadas e assim conseguiremos padronizar todas as ligações dos imóveis”, destacou.
O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, falou da complexidade do serviço e ainda anunciou mais melhorias. “A Samar vai fazer essa obra com o sistema em funcionamento para impactar o mínimo possível o abastecimento da população. Após a instalação das novas redes, o bairro poderá receber o asfalto. O município reconhece a dedicação da Samar, que serve como modelo de concessionária em todo país por estar comprometida em trazer melhorias para a população”, disse.
SOBRE AS NOVAS REDES
A obra inclui a instalação de 8 mil metros de novas de redes, além de 700 novos ramais de chegada aos imóveis e mais 43 poços de visita. O investimento é necessário para corrigir a profundidade das tubulações nas ruas. Por serem muito rasas, a 30 centímetros do solo, os rompimentos nos dois bairros são mais frequentes. Outro problema, é que as ruas não podem receber a aplicação da massa asfáltica, já que a profundidade ideal seria de mínimo 1,30 metro.
Devido às novas redes, todas as instalações de hidrômetros terão de ser adequadas de maneira que fiquem na frente dos imóveis, conforme o modelo padrão das ligações. A Samar realizará esse serviço sem custo para os moradores. E isso facilitará o trabalho dos leituristas, que mensalmente fazem a verificação dos aparelhos para medir o consumo de água.
Para realizar essas obras, a Samar terá de fazer constantes interdições de ruas e até interrupções de abastecimento. Os procedimentos deverão ser comunicados por trechos afetados. Por isso, a empresa orienta a todos os moradores da região a realizarem a atualização cadastral, para que possam receber mensagens sobre as interdições e interrupções de abastecimento.