A água que é captada do rio Tietê que e hoje abastece parte dos bairros de Araçatuba também chegará a moradores de Engenheiro Taveira e empreendimentos imobiliários em construção naquela região. Nesta terça-feira, a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) promove evento para explicar obra já em andamento que colocará fim ao abastecimento hoje realizado por dois poços profundos àquela região.
De acordo com a empresa, estão sendo construídos mais de seis mil metros de rede adutora que vai levar a água tratada do rio Tietê até o bairro rural, atualmente isolado do município e que é abastecido por poço profundo. As novas tubulações, que possuem 300 milímetros de diâmetro, estão sendo instaladas ao longo da Rodovia Caran Rezek, que dá acesso á localidade, e terão obras de travessia dos córregos Paquerê e Água Funda. Também serão construídos seis poços de visitas.
A nova adutora custará cerca de R$1,5 milhão e deverá ser concluída até o mês de agosto. De imediato, mais de três mil habitantes serão atendidos com a ampliação do abastecimento do rio Tietê. Com esse investimento, o município também passa a liberar a implantação de novos empreendimentos imobiliários naquela região. A previsão para os próximos anos é que a população próxima a Taveira seja de mais de 10 mil habitantes.
Com a ampliação do sistema de abastecimento, que destinará água tratada pela Estação de Tratamento de Água do rio Tietê, hoje instalada no bairro Ipanema, A Samar vai desativar dois dois poços que atualmente garantem o abastecimento de Taveira. Com o crescimento populacional do bairro e chuvas esporádicas os poços se tornaram insuficientes para atender à população.
ÁGUA DO TIETÊ
Desde junho de 2013, a Samar transformou Araçatuba na primeira cidade não ribeirinha do Estado de São Paulo a captar, tratar e distribuir água do rio Tietê, a uma distância de 15 quilômetros do município, para abastecimento público.
Atualmente, o Tietê garante o abastecimento de 20% da população da região norte da cidade. São aproximadamente 60 mil habitantes de 32 bairros. A Samar deverá ampliar ainda mais a distribuição da água do Tietê para até 50% da população com o objetivo de preservar e diminuir a dependência do Ribeirão Baguaçu, que atende 60% de Araçatuba; como também o Aquífero Guarani, responsável por 20% do abastecimento da cidade.