A crescente procura por leitos intensivos e de enfermaria na Santa Casa de Araçatuba levou a assessoria de comunicação do hospital, referência regional em atendimentos médicos de alta complexidade, a emitir nota de alerta para o aumento de doenças respiratórias em crianças e adolescentes. O alerta foi feito pelo médico pediatra, neonatologista e intensivista pediátrico e coordenador do Serviço de Neonatologia e Pediatria Intensiva, Anderson Dutra.
Conforme a nota do hospital, o professor-doutor chama a atenção dos pais, autoridades de Saúde Pública e do Judiciário e gestores municipais em relação ao esgotamento da estrutura do hospital e à necessidade de elaboração urgente de um plano de contingenciamento “para os próximos meses, quando as doenças respiratórias aumentam, estaremos e deveremos ficar, em alerta máximo”, aponta Dutra na nota enviada aos veículos de imprensa.
Conforme a Santa Casa, o aumento de internações de crianças com doenças respiratórias começou há aproximadamente dois meses e atingiu o pico há duas semanas, ocasião em que os 10 leitos da UTI Neonatal e Pediátrica foram insuficientes para atender as demandas diárias.
As duas unidades atendem os 40 municípios da região de Araçatuba em todas as patologias e os casos de urgência e emergência que correspondem à aproximadamente 90% do fluxo diário de internações.
A possibilidade de esgotamento de ambas as estruturas voltadas ao tratamento de crianças de 0 a 14 anos é uma preocupação constante do coordenador do Serviço e do corpo diretivo da Santa Casa de Araçatuba.
Confira o comunicado do prof.dr. Anderson Dutra: