A Santa Casa de Araçatuba registrou, neste sábado (16), a quarta captação de órgãos deste ano. A cirurgia foi concluída às 15h. O doador foi um paciente do sexo masculino, de 58 anos, que teve a morte encefálica confirmada na sexta-feira (15), e a família concordou com a doação os órgãos.
Foram captados fígado e rins por equipes do Hospital Leforte/SP e Hospital de Base de São José do Rio Preto, respectivamente. Todas as etapas do processo foram coordenadas pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa.
O fígado foi transportado por voo da FAB 9Força Aérea Brasileira. O traslado até o Aeroporto Dario Guarita de Araçatuba teve apoio da Guarda Municipal, que enviou equipe de batedores.
TRAUMATISMO ENCEFÁLICO
O doador de 58 anos foi internado na Santa Casa de Araçatuba no dia 13 de março, com quadro grave de traumatismo cranioencefálico. Ele foi submetido a tratamento intensivo, no entanto, mesmo com todo o esforço das equipes médicas, não houve reversão do quadro clínico.