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HOSPITAL DIGITAL SANTA CASA DE ARAÇATUBA INVESTE EM MODERNIZAÇÃO COM SISTEMA DE NUVEM

A partir desta sexta-feira (23) o hospital vai concluir migração do Sistema MV 2000 para o Sistema SOULMV

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A Santa Casa de Araçatuba avança em direção ao status de Hospital Digital. Nesta quinta-feira (22), às 23h59, a instituição iniciará o processo de migração do Sistema MV 2000 para o Sistema SOULMV, plataforma implantada em setembro de 2022. Com o fim das etapas de migração, todos os setores do hospital passarão a utilizar a nova plataforma e a anterior, utilizada por 19 anos, será totalmente desabilitada.

 

O treinamento de todos os gestores do hospital para utilização da nova plataforma foi realizado na última segunda-feira (19), pela Solution, empresa responsável pela gestão e suporte tecnológico.

 

“Esta é a etapa definitiva. É a virada do sistema, a partir da qual, estaremos navegando no novo sistema, armazenado totalmente em nuvem, sem depender de servidores, sem risco de perda de dados”, explica o administrador do hospital, Luiz Otávio Barbosa Vianna, ao explicar o “Go Live” do novo sistema.

 

A partir da "virada do sistema", tudo o que hoje é processado no MV2000, é transportado para o MVSoul, o que garante a continuidade das operações. Paralelamente, inicia-se a fase do aperfeiçoamento. “Com novas e infinitas possibilidades, a nova versão permite adequações e aperfeiçoamentos que deixarão o sistema preparado especificamente para as necessidades do hospital. A partir da virada, estaremos adequando o sistema ao jeito do hospital e não o contrário, quando a instituição precisa se ajustar ao jeito do sistema”, explica Vianna.

 

VIRADA DE CHAVE

A virada de chave, como definem os técnicos do Serviço de Tecnologia de Informática da Santa Casa de Araçatuba, vai possibilitar que a gestão dos fluxos assistenciais e administrativos saiam da tecnologia local e passem a ser operacionalizados em nuvem on-line, no qual todas as informações geradas nos ambientes do complexo hospitalar serão registradas digitalmente. Com o avanço, as informações no papel, que no segmento assistencial deixaram de ser geradas há nove meses, após a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), sejam eliminadas gradativamente nos setores administrativo e de apoio.

 

“A gestão em nuvem oferece mais segurança às informações, melhora a performance nos apontamentos dos processos diários, a flexibilidade de correções necessárias para que a engrenagem funcione 100% correta”, explica Alberto Oliveira, programador sênior do Setor de Tecnologia e Informação da Santa Casa de Araçatuba.

 

DADOS EXATOS

A inovação também possibilitará acesso rápido a dados exatos, para auxiliar o corpo diretivo no gerenciamento do hospital e à tomada de decisões rápidas e precisas, o que hoje é impossibilitado, porque a maioria das informações administrativas estão no papel, dificultando reunir rapidamente o necessário para um bom planejamento estratégico, por exemplo.

 

“É um grande avanço para o hospital atingir a condição de registrar todos os processos e procedimentos tanto das atividades administrativas, quanto de apoio operacional e as atividades voltadas ao cuidado com o paciente”, afirma o provedor Petrônio Pereira Lima, ao comemorar esta etapa que representa o penúltimo passo para o hospital sem papel, para o PEP - Prontuário Eletrônico do Paciente.

A velocidade de acesso às informações também será um diferencial para a principal vocação do hospital, que é salvar vidas e para melhoria constante do atendimento aos pacientes, meta do corpo diretivo da instituição.  Informações no papel dificultam à uma equipe de atendimento localizar um dado relevante sobre o paciente, o que não ocorre no sistema digital.

 

O sistema em nuvem também vai possibilitar o gerenciamento dos fluxos para aperfeiçoá-los e melhorar o atendimento aos pacientes.

 

CERTIFICAÇÃO ELETRÔNICA

Após a migração de todo o backoffice dos setores administrativo e de apoio, o SOULMV entrará no passo definitivo, que prevê outro avanço significativo: a certificação eletrônica, ou Cartório Digital, módulo que autêntica e valida, todas as anotações feitas nos prontuários dos pacientes, assim como em documentos internos, através de certificados digitais individuais. “Esta etapa é a garantia da lisura e transparência dos registros. Tudo isso, haverá de contribuir para a melhoria da gestão, até porque, em nuvem, o processamento das informações é mais rápido, permitindo agilidade na análise de dados que orienta as ações de aperfeiçoamento”, informa Vianna.

 

Com a modalidade todos, os documentos dos setores assistencial e administrativo terão assinaturas digitais. No administrativo, por exemplo, a certificação eletrônica substituirá documentos físicos em documentos digitais.

 

SOULMV

O Sistema SOULMV foi implantando em setembro de 2022 em substituição ao MV 2000 que o hospital utilizava desde 2006. Com a nova tecnologia de alta performance em gestão hospitalar, a Santa Casa de Araçatuba passou a utilizar plataforma única no gerenciamento de informações clínicas, assistenciais, administrativas, financeiras e estratégicas.

 

O processo de migração durou 15 meses e envolveu todos os colaboradores do hospital. Neste período foram necessários investimentos em treinamentos e novos computadores.

 

A implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente, ocorrida em março deste ano, foi uma das etapas significativas do processo de migração para a nova plataforma. A inovação marcou o primeiro ano de gestão da atual diretoria, que ao assumir em março de 2022 encontrou o processo de contratação do SOULMV sem efetivação. “Entendemos que a nova tecnologia seria importante para a gestão do nosso planejamento de melhoria dos atendimentos”, relembra o provedor Petrônio Pereira Lima.

 

INTEGRAÇÃO

A nova plataforma promoveu a integração dos vários setores do hospital e a agilização de todos os processos e funcionamentos interligados, como por exemplo, atualização do estoque da Farmácia Central simultaneamente às prescrições de medicamentos lançados pelos médicos nos prontuários dos pacientes internados.

 

A implantação e todas as etapas de migração do antigo sistema para o SOULMV estão sob coordenação da Solution, empresa responsável pela gestão e suporte do Setor de Tecnologia e Informação da Santa Casa de Araçatuba.


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