A Santa Casa de Araçatuba realizou nesta quinta-feira (09) a primeira captação de órgãos deste ano. O doador é um paciente de 61 anos, que sofreu traumatismo craniano grave em decorrência de uma queda de bicicleta. O acidente aconteceu na cidade de Castilho.
O paciente foi removido em quadro clínico grave para a Santa Casa de Araçatuba, via Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde), no dia 30 de dezembro. Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, não houve melhora na situação do paciente.
Na última segunda-feira (06) foram iniciados os procedimentos do protocolo para investigação de morte encefálica, pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.
O óbito foi registrado nesta quarta-feira (08), às 16h25. A família autorizou a captação de órgãos e a divulgação para contribuir com a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. No entanto, os familiares não autorizaram a divulgação da identidade do doador.
A captação foi iniciada às 10h por equipes do Hospital de Base de São José do Rio Preto. Estavam prevista a retirada de fígado, rins e córneas que direcionados a pacientes que estão na fila de espera da Central Nacional de Transplantes.
Em 2019, foram realizadas na Santa Casa de Araçatuba 11 captações de órgãos.