Araçatuba
Anunciante
PRAGAS URBANAS Santa Casa instala proteção em ralos para evitar invasão de escopiões

Medida contempla repartições e serviços de saúde do subsolo do hospital, que ganhou 50 protetores

Anunciante

Após enfrentar uma série de reclamações de pacientes, com medo de serem picados enquanto buscavam atendimento de saúde, a Santa Casa de Araçatuba começou a instalar telas de proteção em ralos de escoamento de água para a rede de esgoto nas repartições que ficam no subsolo do hospital.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, foram instalados, numa primeira etapa, 50 telas de proteção, de um total 300 que o hospital precisa providenciar para contar o ataque de escorpiões que chegam à unidade pela rede de esgoto.

Os primeiros protetores de ralos foram instalados onde funcionam os serviços de urgência e emergência; ortopedia, unidade de diagnóstico por imagem; central de regulação de serviços de saúde e ambulatório de especialidades médicas. Outras repartições do entorno do subsolo, como a central de radioterapia e o CTO (Centro de Tratamento Oncológico) também receberão só dispositivos.

A peça instalada uma tela plástica que favorece o escoamento de água mas faz contenção à entrada de pragas urbanas, como, baratas, escorpiões, lacraias, ratos e outros bichos que utilizam os tubos de esgoto para entrar nos ambientes. O modelo utilizado no hospital também é dotado de abertura específica para evitar a procriação de larvas do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças consideradas endêmicas na região.

A providência foi solicitada pela direção clínica da Santa Casa de Araçatuba após o registro de aparecimento de escorpiões no serviço de urgência e emergência. “Infelizmente a cidade registra forte infestação de escorpiões em todas as regiões e o prédio do hospital não está imune ao aparecimento do aracnídeo. Mas estamos fazendo a nossa parte para conter o avanço”, diz o diretor clínico, Giulio Stanco Coscina Neto.

A instalação dos ralos protetores faz parte do programa de controle de pragas urbanas que a Santa Casa de Araçatuba realiza mensalmente. “As ações incluem limpeza permanente de todos os ambientes do hospital e aplicação de inseticidas contra insetos em geral que causam doenças em especial, baratas que são fonte de alimento para os escorpiões”, informa Luiz Cláudio Moreira, responsável pela gestão de apoio.

A direção clínica da Santa Casa pretende instalar ralos protetores em outras áreas do hospital, com prioridade para as áreas de subsolo e térreo. “Mas, não está descartada a inclusão de pavimentos superiores, pois os escorpiões também podem escalar paredes em busca de alimento”, explica o diretor clínico.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.