O governador Tarcísio de Freitas prometeu agilizar a tramitação do processo para liberação de R$ 8 milhões para custeio de medicamentos e insumos ao Serviço de Oncologia da Santa Casa de Araçatuba.
O plano de trabalho foi apresentado pela diretoria da instituição à Secretaria Estadual de Saúde em meados de novembro do ano passado e está em análise na Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira.
O compromisso do governador foi feito durante reunião realizada ontem, dia 12, com a diretoria do UniSALESIANO, os prefeitos de Araçatuba, Dilador Borges Damasceno e o de Penápolis, Caique Rossi, e autoridades convidadas dentre as quais o provedor Petrônio Pereira Lima e o secretário José Vitoriano de Andrade Filho.
Durante a reunião solicitada pelo diretor-geral do UniSALESIANO, instituição que mantém curso de graduação em Medicina, Petrônio Lima apresentou ao governador, o plano de trabalho que está tramitação e fundamentou a necessidade da liberação do custeio emergencial pelo crescimento da demanda oncológica no CTO ( Centro de Tratamento Oncológico).
O teto financeiro do CTO é para atendimento de 400 pacientes mensais. No entanto, durante 2022, a unidade registrou média mensal de 800 pacientes. Em novembro, o CTO registrou 1.053 pacientes, número que prospecta que a demanda deve triplicar em relação ao teto contratado, já nos primeiros meses deste ano, considerando a média de 70 casos novos por mês que a unidade vem registrando.
“O governador demonstrou estar sensível à essas dificuldades e reiterou, que a saúde é prioridade de seu governo”, informou o provedor, ao relatar que durante a reunião, Tarcísio de Freitas se comprometeu “em ajudar a Santa Casa também junto ao governo federal, principalmente em relação à melhoria da remuneração que o SUS paga pelos atendimentos”.
Em sua fala aos prefeitos, vereadores e demais autoridades que participaram da entrega de veículos e equipamentos de resgate e salvamentos aos serviços municipais de Defesa Civil, o governador confirmou isso, ao reportar detalhes de seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido na última segunda-feira, dia 9, em Brasília (DF).
“Levei ao novo presidente a necessidade de investir na saúde, atualizar a tabela do SUS, atuar para recuperação das santas casas com perdão de dívidas (federais) e no alongamento das dívidas bancárias, (pois) o maior credor das santas casas são os bancos públicos, como é o caso da Caixa Econômica Federal”, anunciou Tarcísio de Freitas.
Historicamente, expressiva fatia do endividamento da Santa Casa de Araçatuba e de pagamentos que a instituição precisa fazer mensalmente, são decorrentes de empréstimos bancários efetuados e renovados ao longo dos anos. A amortização dos juros desses financiamentos e o alongamento dos valores principais dariam um novo fôlego ao hospital, que em 2022 manteve déficit mensal de R$ 2,5.
Para o governador, a retomada financeira dos hospitais filantrópicos “vai ajudar a abrir mais leitos em um cenário que registra nove mil fechados no Estado de São Paulo”. Tarcísio de Freitas também previu que “se a gente investir no que já existe, poderemos atacar de frente nas filas de cirurgias e (realização) de exames e prestar um melhor serviço para a população”.
Ao citar o nome do provedor Petrônio Pereira Lima, dentre as autoridades presentes ao evento, o governador deu outra demonstração de reconhecimento em relação às dificuldades enfrentadas pelos hospitais filantrópicos.