A direção estadual do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) afirmou, nesta quinta-feira (7), que a Santa Casa de Araçatuba poderá se cadastrar, em novembro, para voltar a atender pelo convênio. A informação, que deverá beneficiar centenas de servidores da cidade e da região que hoje precisam se deslocar para outros municípios para conseguir atendimento, é da assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçatuba.
O acordo entre as duas instituições está suspenso desde julho de 2019. Na época, a direção da Santa Casa alegou dificuldade em solucionar questões financeiras como a necessidade de ajustes no valor do teto financeiro ou da tabela de procedimentos.
Segundo a assessoria da administração municipal informou por meio de nota, o acordo para a retomada dos serviços foi firmado depois de uma reunião entre representantes da cidade com a chefe de gabinete do Instituto, Carla Freitas Nascimento.
Estiveram presentes o na reunião prefeito Dilador Borges (PSDB); a secretária de Saúde de Araçatuba, Carmem Silvia Guariente e os vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM) e Maurício Bem Estar (PP).
Ao anunciar o resultado do encontro, o prefeito Dilador Borges afirmou que tem procurado sistematicamente uma reaproximação entre as partes para que os servidores estaduais voltem a ter atendimento em Araçatuba. Ele destacou a importância e a excelência dos serviços prestados pela Santa Casa e disse que vai continuar atuando para que o novo credenciamento seja feito.
“O Iamspe é um dos melhores convênios e a Santa Casa é excelente no atendimento. Os servidores públicos estão hoje passando por uma dificuldade a mais em ter que marcar os procedimentos para outras cidades”, disse Dilador.
A secretária de Saúde, Carmem Guariente enfatizou a importância da atuação política em conjunto entre o Executivo e Legislativo para a solução do problema. “A cidade tem trabalhado, unida, para o restabelecimento do atendimento”, disse ela.