Araçatuba
Anunciante
PRIMEIRO CASO SANTA CASA RECEBE PACIENTE COM SUSPEITA DE INTOXICAÇÃO POR METANOL

Assessoria do hospital de Araçatuba informou que a paciente segue em coma

Anunciante

Permanece em coma uma paciente que pode representar o primeiro caso de intoxicação por metanol atendido pela Santa Casa de Araçatuba. Ela foi socorrida pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e chegou ao Pronto-Socorro do hospital em parada cardiorrespiratória, revertida pela equipe médica de plantão.

 

Conforme nota divulgada pela assessoria de comunicação da Santa Casa, no início da tarde desta quinta-feira (02), após a reversão da parada cardiorespiratória, o médico emergencista Silvio Bianco, coordenador do Serviço de Urgência e Emergência do hospital, a paciente apresentou sintomas característicos de intoxicação, como convulsões e episódios diarreicos.

 

“Diante do quadro, foi solicitada uma gasometria, exame que mede os níveis de gases no sangue e o pH. O resultado indicou alterações compatíveis com intoxicação, levando os médicos a pedirem novos exames para identificar a presença de elementos químicos”, explica a nota.

 

De acordo com o hospital, caso a suspeita seja confirmada, a paciente poderá ser submetida a sessões de diálise, tratamento que auxilia na eliminação de substâncias tóxicas do organismo.

 

De acordo com o informado por uma pessoa próxima da paciente, a mulher teria ingerido horas antes uma bebida alcoólica destilada adquirida em um ponto de venda.

 

NOTIFICAÇÃO

A Santa Casa de Araçatuba informou ainda que o caso será notificado à Vigilância Sanitária e à Vigilância Epidemiológica do município. O material coletado será encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para investigação laboratorial sobre possível intoxicação por metanol.

 

Apesar da gravidade, o quadro clínico da paciente é considerado estável até o momento.

 

CASOS NO PAÍS

O Ministério da Saúde reforçou a vigilância diante do aumento de casos de intoxicação por metanol no país, substância tóxica usada em solventes e que, quando ingerida, pode causar cegueira, coma e morte. Até agora, o CIEVS Nacional registrou 43 notificações: 39 em São Paulo (10 confirmadas) e 4 em Pernambuco, com um óbito confirmado e sete mortes em investigação.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2025 018News. Todos os direitos reservados.