Santópolis do Aguapeí é a primeira cidade da região de Araçatuba a registrar um caso suspeito de coronavírus, o Covid-19, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, após formalização do Ministério da Saúde.
A vítima do coronavírus em Santópolis é uma jovem de 19 anos, que viajou para a Europa, e começou a apresentar sintomas da doença, como febre e tosse, ao retornar para a cidade onde reside nos últimos dias.
Ela foi encaminhada para a Santa Casa de Birigui, onde ficou dois dias internada em observação. Como não apresentou nenhum outro sintoma, recebeu alta hospitalar, mas segue em isolamento no imóvel onde mora, seguindo o protocolo de saúde.
Ainda na área de cobertura do site 018 News, Presidente Prudente também aparece na lista de suspeitos com um caso. Trata-se de uma mulher de 21 anos que, em São Paulo, durante o carnaval, teve contato com uma prima que veio do Japão, também com a suspeita da doença. A paciente também está em isolamento domiciliar, sendo monitorada por serviços de saúde do município.
CASOS DO BRASIL E SÃO PAULO
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (02) que o Brasil tem 433 casos suspeitos de novo coronavírus. Somente no Estado de São Paulo, que registra as duas primeiras vítimas com infecções pela doença confirmas, são 163 pessoas sendo monitoradas com suspeitas da doença.
São Paulo também contabiliza 48 casos descartados, desde o início das notificações. Não há casos prováveis, atualmente. Além dos sintomas respiratórios, os suspeitos têm histórico de viagem ou contato próximo com caso suspeito.
Os dois casos de pacientes com coronavírus confirmados após exames laboratoriais são de pessoas infectadas na Itália e que passaram por atendimento por médico no Hospital Israelita Albert Einstein, na Capital. Foram diagnosticados pelo serviço e, atualmente, estão em isolamento domiciliar, estáveis, sob monitoramento diário pela Secretaria Municipal de São Paulo.
Conforme os números de casos suspeitos em todo o país, pelo Ministério da Saúde, o crescimento de pacientes que podem estar de fato com a doença foi de 71%. No domingo, o número de casos suspeitos era de 252. Ao todo, 162 casos já foram descartados desde o início do monitoramento.
Com informações do G1 e Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.