A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo afirmou por meio de nota, enviada ao 018 News, que aguarda resultado de exame de sentenciado do CDP (Centro de Detenção Provisório) de Nova Independência, que morreu com suspeita de Covid-19, na última sexta-feira (18).
Renan de Souza Paes, de 22 anos, estava preso no local havia três anos. Ele que já tinha passado pela enfermaria do CDP foi levado em estado grave para a Santa Casa de Andradina no dia em que ocorreu o óbito. No hospital, ele foi direcionado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas não resistiu.
O corpo de Renan, cuja família é de Araçatuba, foi sepultado no domingo, no cemitério Recanto de Paz, após realização de velório em capela de uma funerária da cidade.
“A Secretaria da Administração Penitenciária informa que aguarda resultado de exames realizados pela perícia técnica para declarar a causa do óbito do preso do CDP de Nova Independência. O detento estava imunizado com as duas doses contra a Covid-19 e contra a Influenza”, informou a nota da Sap.
A Secretaria não apontou em quanto tempo terá o resultado do exame do jovem de 22 anos.
SINTOMAS DE GRIPE
Um familiar do jovem, que pediu para ter o nome preservado, contou para a reportagem do 018 News por telefone nesta terça-feira (22), que seu parente não estava bem de saúde havia uns 15 dias.
“Ele primeiro apresentou sintomas de gripe, depois passou a reclamar de muitas dores no corpo”, disse.
O familiar de Renan ressaltou ainda que no documento expedido pelo hospital para o registro do óbito não há indicação da causa da morte. “Está escrito apenas que causa da morte foi inconclusiva”, completou.
O familiar acredita na hipótese de demora para o atendimento médico. Ele afirmou ainda que a família deve procurar um advogado que possa ajudar na apuração da causa e circunstância da morte.