Por iniciativa da Secretaria Municipal de Participação Cidadã, a Prefeitura de Araçatuba contratou 50 atendentes para as unidades de saúde do município, através do programa Bolsa Trabalho. O projeto acontece em sintonia com as secretarias municipal de Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.
Na manhã desta sexta-feira (25), uma parte dos novos contratados foi recebida no teatro Castro Alves, em uma conversa introdutória com líderes de setores da Saúde Municipal e a vice-prefeita Edna Flor, que também é secretária municipal de Participação Cidadã e maior incentivadora do projeto. Todos farão parte do atendimento no modelo de “Posso Ajudar?”, com intuito de melhorar o acolhimento e encaminhamento das pessoas que procurarem as 20 unidades de saúde pública do município.
A conversa foi comandada pelas diretoras Cristiane Camargo (Atenção Básica), Paula Pedruci (Especialidades), Aparecida Nava (chefe de gabinete) e Nalva Oliveira (Desenvolvimento Econômico).
Nalva Oliveira, diretora de Relações do Trabalho, explica que todos foram contratados pelo Bolsa Trabalho, que é segmento do Programa Bolsa do Povo Paulista, do Governo do Estado de São Paulo, de caráter social e destinado a população em situação de maior vulnerabilidade econômica.
O contrato tem duração de cinco meses, com remuneração de R$ 540, com carga horária diária de 4 horas de trabalho, de segunda a sexta-feira, e curso de qualificação, uma vez por semana.
“Uma das propostas desse projeto é que as pessoas trabalhem próximas de suas casas, podendo evitar gastos om transportes, abrindo oportunidades de ajudar essas pessoas e de elas ajudarem a administração pública em contato direto com as pessoas de sua convivência nas regiões em que moram”, destacou Aparecida Nava, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde.
Edna Flor saudou os participantes e equipe. “É um misto de prazer e orgulho ver mais essa semente de nosso trabalho germinando, se transformando em mais emprego, mais atenção, mais humanização. Somos muito gratos pela disponibilidade de vocês para trabalharem junto à administração pública e a nossa população”.