O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes iniciou esta semana serviço de equoterapia de graça para os moradores da cidade. As sessões são individuais e ocorrem três dias da semana, no recinto de exposições, onde é realizada a Fapig.
As atividades tiveram início com o atendimento de 11 crianças. Para a terapia são usados cavalos treinados especificamente para a atividade.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Durante a sessão no cavalo, que dura em média 40 minutos, o paciente também é estimulado com jogos e atividades pedagógicas.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
A prática é muito recomendada para pessoas com deficiências físicas ou mentais. A contratação do serviço ocorreu por meio de licitação.