Para comemorar os 40 anos que completados neste mês, Tais Cristina pensou em fazer uma grande festa. Seria natural ela esperar receber de presente roupas, joias, perfumes e outros mimos que encantam uma mulher em qualquer idade. Porém, na condição de secretária de Saúde do município de Lourdes e para o qual a Santa Casa de Araçatuba é referência para tratamento de doenças de alta complexidade, dentre as quais o câncer, Tais tinha conhecimento das dificuldades enfrentadas pela instituição. Mais do que isso! Que desde abril deste ano, o tratamento do câncer passou a ser regulado pela Rede “Hebe Camargo”, que direciona os pacientes oncológicos para a unidade mais próxima de sua cidade e os casos de Lourdes passaram a ser 100% direcionados para Araçatuba. Por isso, ela uniu as duas pontas e decidiu transformar sua festa de aniversário em uma ocasião para ajudar a Santa Casa de Araçatuba.
Nos convites que enviou aos amigos e parentes, Tais deixou claro: em vez de presentes pessoais, tragam leite em pó – incluindo leites especiais para recém-nascidos- e fraldas geriátricas. O resultado foi além de suas expectativas. “Até pessoas que não foram convidadas para a festa me procuraram depois porque queriam doar”, relembra Tais.
No total foram 502 fraldas tamanhos M, G e EG e 52 quilos de leite em pó, dentre Ninho tradicional, Aptamil e Nan. “Depois da festa, quando desembrulhei os presentes e organizei sobre uma mesa, fiquei emocionada com o que eu tinha conseguido arrecadar”, relembra a secretária da Saúde de Lourdes, que se emocionou de novo ao relatar a visão da mesa lotada de leite em pó e fraldas. “Não conheço e certamente não irei conhecer nenhuma das pessoas que serão beneficiadas com os meus presentes, mas sei que são pessoas debilitadas que estão internadas para ter a saúde de volta; essa certeza não tem preço”.
Os produtos serão utilizados com pacientes em tratamento de câncer internados na UI-4, unidade de internação e tratamento oncológico, UTIs Neonatal e nas demais alas que tenham pacientes crônicos que utilizam fraldas geriátricas, mas suas famílias não dispõem de recursos para comprar. Por mês, a Santa Casa de Araçatuba disponibiliza, em média, cinco mil fraldas geriátricas para atender essa demanda.
A iniciativa de Tais Cristina possibilitou outro avanço: “A notícia espalhou rapidamente pela cidade e a população agora já sabe que a Santa Casa de Araçatuba é nossa referência para tratamento de câncer, isto certamente vai atrair outras iniciativas para ajudar o hospital”, prevê.
Tais fez questão de trazer pessoalmente as doações, que totalizaram R$ 2.566,78. Nesta semana ela, esteve na Santa Casa de Araçatuba acompanhada de seu marido, Gustavo Borges, e de sua filha, Cecilia, de três anos, “para ela crescer aprendendo a importância de se doar ao outro”.
Emocionado com a iniciativa da secretária de Saúde de Lourdes, o provedor Carlos Joaquim Rodrigues destacou “o espírito humanitário exteriorizado pela preocupação em somar na garantia de assistência aos pacientes carentes atendidos pela Santa Casa de Araçatuba”.