O secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Rogério Abdalla, fez visita técnica à Santa Casa Araçatuba nesta sexta-feira. Ele, que não conhecia o hospital, veio em busca de colher informações para posterior encaminhamento de solicitações ao Ministério da Saúde.
Abdalla, que também se reuniu com políticos da cidade e região, foi recebido na Santa Casa pelo diretor técnico, Sérgio Smolentzov; e o provedor do hospital, Carlos Joaquim Rodrigues, além do diretor do plano de saúde do hospital, Fábio Blaya, e o médico Cleudson Garcia Montali, presidente da Unimed em Birigui, cidade anterior visitada pelo secretário.
O secretário percorreu as instalações e conversou com responsáveis e membros de equipes dos diversos setores do hospital, quando então Abdalla esboçou melhorias estruturais e demais intervenções possíveis a incluir em projetos ao Ministério e secretarias.
Abdalla elogiou a Santa Casa de Araçatuba. “Com a experiência que tenho em visita a hospitais de todo o país, vi muita coisa triste e condições estruturais e humanas bastante sensibilizadoras. Esta administração está de parabéns, pelo hospital, por seu pessoal, a organização e a qualidade dos serviços prestados”, disse o secretário. “Obviamente ainda não está bom como desejamos que a Saúde brasileira seja, mas é para isso que viemos até aqui e levaremos essas questões à alçada federal”.
Um dos responsáveis pelo monitoramento do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, Abdalla aproveitou a visita a Araçatuba para também vistoriar as condições dos 22 médicos cooperados do programa, bem como da faculdade de medicina do Unisalesiano, que comneçou a funcionar este ano na cidade.