Terminam neste sábado, dia 30 de agosto, as ações gratuitas e abertas ao público em geral da primeira Semana Municipal da Psicologia de Araçatuba (SP). A iniciativa foi instituída pela Lei Municipal nº 61/2025, de autoria do vereador Rodrigo Atayde (PRTB) e teve início no dia 26 de agosto.
A nova lei incluiu no Calendário Oficial de Eventos da cidade o Dia Municipal do Psicólogo, celebrado todos os anos no dia 27 de agosto, e a Semana Municipal da Psicologia, tem o objetivo de valorizar a atuação desses profissionais ampliando o diálogo sobre saúde mental e bem-estar.
A legislação prevê que, anualmente, durante a semana que contempla o dia 27 de agosto, o município poderá promover palestras, seminários, workshops e ações comunitárias voltadas à conscientização sobre a importância da Psicologia na formação humana e no impacto social.
Nesta primeira edição, na programação constaram encontros presenciais, todos gratuitos e com vagas limitadas, reunindo especialistas para discutir temas atuais e de relevância social.
Para esta sexta-feira, 29 de agosto, das 19h30 às 21h30, está prevista a realização da Mesa-redonda: “O impacto do uso de telas no desenvolvimento infantil, na relação conjugal e no vínculo familiar”, no Auditório Papa Francisco – UniSALESIANO, na Rodovia Teotonio Vilela, 3821 – Bairro Alvorada.
Vão participar os psicólogos Flávia Santiago de Oliveira, Ederson Ribeiro Costa, Joice Cozza e Welder Gonçalves, que trará diferentes perspectivas sobre os efeitos da tecnologia na vida moderna.
No sábado, dia 30 de agosto, o encerramento a primeira Semana Municipal da Psicologia, haverá reunião na Praça Rui Barbosa, no Centro de Araçatuba, com atividades voltadas à comunidade. O evento terá apresentação teatral, música e a participação de profissionais e estudantes de Psicologia das Instituições de Ensino Superior de Araçatuba.
Conforme o vereador Rodrigo Atayde, a criação da Semana busca não apenas valorizar a profissão, mas também aproximar a Psicologia da população, incentivando debates e ações que contribuam para uma sociedade mais consciente e saudável.
“A Psicologia é fundamental para compreendermos o ser humano em todas as suas dimensões. Queremos, com esta semana, abrir espaços para o diálogo e promover informações que impactem positivamente na vida das pessoas”, destacou.


.jpg)



