
A cantora Talita Rustichelli e banda sobem ao palco do Sesc Birigui dia 7, sexta-feira, às 20h, para apresentar o show “Todas Nós”. O repertório é baseado em canções que abordam diretamente o respeito e a luta das mulheres, e também músicas representativas nas carreiras de grandes cantoras brasileiras que driblaram a cultura do patriarcado para seguir adiante (em suas vidas pessoais e profissionais).
A apresentação integra a programação do projeto “Dona de Mim”, que o Sesc Birigui realiza de 20 de novembro a 10 de dezembro, inspirado na campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. O projeto traz uma série de atividades que contemplam a cultura, a arte, a legislação e a voz das mulheres, por meio de espetáculos de música, circo e teatro, rodas de conversa, cursos e oficinas, entre outras.
O time escalado para subir ao palco ao lado da cantora traz versatilidade e força: Ariane Bego (piano), de Birigui, e Bruno Fortunato (percussão), Fabiano Golin (guitarra), Henrique Pereira (baixo) e Pepa (bateria), de Araçatuba. Talita, Ariane, Henrique e Pepa já trabalharam juntos em outros projetos e agora o guitarrista e o percussionista entram para reforçar a estrutura sonora do novo show.
Músicas gravadas por Elza Soares nos álbuns “A Mulher do Fim do Mundo” (2015) e “Deus é Mulher” (2018) foram algumas das selecionadas para compor o setlist. Figura emblemática na música brasileira, e cuja história é permeada por vários episódios de violência doméstica, a cantora tem direcionado sua obra à liberdade do sexo feminino e ao combate qualquer tipo de violência contra a mulher.
A nova geração de artistas que também têm levantado a bandeira feminista será representada no espetáculo. Ana Cañas, Ekena, a banda Francisco El Hombre são alguns exemplos que tratam das questões sobre a mulher e cujas canções aparecem no show.
Já Elis Regina, Gal Costa, Daniela Mercury, Dona Ivone Lara, por exemplo, podem não ter cantado o feminismo de forma mais específica, mas são ícones da persistência, dentro de um universo (a música) que possui uma predominância masculina (instrumentistas, empresários, produtores e afins sempre foram, em maioria, homens).
O show “Todas nós”, desta forma, torna-se uma celebração de tudo o que já foi conquistado pelas mulheres dentro de sua diversidade, e uma reivindicação do que falta ser alcançado nos campos do respeito, da justiça e da liberdade feminina.
SERVIÇO
Show “Todas Nós”
Dia: 7 de dezembro, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Área de Convivência do Sesc Birigui
(Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vl. Xavier, Birigui)
Entrada gratuita