
O mercado imobiliário brasileiro está assistindo ao surgimento de uma nova tendência: os studios de alto padrão, um apartamento compacto, geralmente entre 30 m2 e 50 m2, com um único ambiente que integra sala, quarto e cozinha, com o banheiro separado. Este movimento reflete uma mudança nos hábitos de consumo, especialmente entre as novas gerações, que priorizam a experiência de viver em espaços mais compactos e funcionais, sem abrir mão de qualidade.
Entre o público-alvo desse tipo de moradia estão jovens profissionais, estudantes, solteiros ou divorciados que vivem sozinhos e preferem um espaço menor e de fácil manutenção, e idosos independentes.
De acordo com o engenheiro e diretor da Ferreira Engenharia, Rafael Ferreira, uma das principais empresas do setor, a tendência de studios de alto padrão surge como resposta à busca por um estilo de vida mais simples, mas não menos refinado.
“Foi por isso que lançamos em Araçatuba o Ferreira Downtown, com apartamentos compactos de 33 m2, que oferecem possibilidades diversas de configuração, usos e decoração, sem abrir mão do conforto e da sofisticação. Tendência do mercado imobiliário, as unidades contam com soluções que as tornam exemplos de como o bom design pode transformar espaços reduzidos em ambientes funcionais e elegantes”, afirma Ferreira.
Experiência e praticidade
Ao contrário dos imóveis maiores e mais tradicionais, os studios oferecem tudo o que é necessário para uma experiência de moradia completa, mas de maneira otimizada, atendendo tanto às necessidades de quem trabalha em home office quanto àqueles que desejam praticidade e bom gosto em um único ambiente.
"O mercado está mudando e nós, como desenvolvedores imobiliários, precisamos entender os novos desejos e necessidades do consumidor.
Percebemos que muitos estão deixando de lado os grandes imóveis e passando a buscar algo mais aconchegante e de alta qualidade. O studio de alto padrão, com seu design moderno, oferece conforto e versatilidade, sem abrir mão da sofisticação", comenta o profissional.
Os studios, como os do Ferreira Downtown, são projetados para aproveitar ao máximo cada centímetro, com acabamentos de alto padrão e soluções inteligentes para o aproveitamento de espaço. Localizados em regiões estratégicas, com fácil acesso aos principais centros comerciais e culturais, esses empreendimentos oferecem tudo o que é necessário para quem quer viver de forma prática, mas com muito estilo.
Além disso, a Ferreira Engenharia destaca que o design inovador e a personalização de ambientes são pontos-chave para atrair esse novo perfil de consumidor. Com um olhar atento à funcionalidade, cada projeto de studio foi pensado para criar um ambiente fluido, onde a separação de espaços é feita de maneira sutil, com móveis sob medida e soluções tecnológicas que tornam a experiência de morar compacta mais confortável.
"A beleza do studio de alto padrão é que ele não é só um lugar para viver, mas um reflexo do estilo de vida de quem o habita. A busca por espaços menores e mais intimistas é uma tendência global, e aqui no Brasil ela está se consolidando com força. Acredito que este modelo de imóvel é a resposta de um público mais exigente, que quer tudo ao seu alcance, com sofisticação e funcionalidade", destaca Rafael.
Com a crescente valorização de imóveis compactos e funcionais, os studios de alto padrão são, sem dúvida, uma excelente opção para quem busca praticidade sem abrir mão do luxo.
Ferreira Dowtown
O edifício de 14 andares, começou a ser construído neste segundo semestre no Nova Yorque, um dos bairros mais valorizados de Araçatuba. A previsão de entrega é de três anos. O empreendimento, que chama a atenção desde o seu pré-lançamento, será construído na rua Paul Harris, 333, ao lado da avenida Brasília, principal via de acesso a Araçatuba.
As unidades são apresentadas em vários layouts disponíveis. Entre as inovações, o Ferreira Downtown contará com coworking, lavanderia, academia, lounge na cobertura e itens de sustentabilidade, como áreas verdes, reuso de água e energia fotovoltaica.