
Um suposto sorteio de moradias populares que seriam destinadas à famílias de baixa-renda, inscritas em programas sociais, fez com que centenas de pessoas fossem para a frente do campus do Instituto Federal (IF-SP), nesta terça-feira (18), em Birigui (SP).
Entre os esperançosos estavam mulheres, mulheres gestantes, com bebês de colo, deficientes e idosos, que chegaram entre a madrugada e primeiras horas do dia, em frente ao estabelecimento de ensino, no bairro Portal da Pérola 2. A temperatura estimada no momento passava dos 35 graus.
Os populares foram atraídos por um anúncio veiculado em redes sociais (Facebook e Instagram) e grupos de whatsApp. A peça produzida pela Associação de Moradores do Bairro dizia que seriam distribuídas uma quantidade limitada de 300 senhas. Só de posse de uma destas senhas é que poderiam participar da reunião prevista para a noite, no auditório do IF-SP. Por traz da organização estava o ex-vereador, não reeleito no último pleito eleitoral, Wagner Matelaro (PT).
Para conter o ânimo exaltado do público devido ao calor excessivo e falta de informação, foi preciso a intervenção do secretário de Segurança Pública de Birigui, Vagner Freire, que esteve no local acompanhado do chefe da GCM (Guarda Civil Municipal) e alguns guardas municipais.
Freire explicou de forma pacífica aos populares que tal movimento não tem relação com projetos e forma de trabalho da atual Administração Municipal, muito menos era do conhecimento da prefeita Samanta Borini.
No final da manhã desta terça-feira, a assessoria de comunicação da Prefeitura divulgou nota se posicionando sobre o fato.
“A Prefeitura Municipal de Birigui esclarece que, no momento, não está realizando cadastro de famílias para sorteio de casas populares construídas pelos governos Estadual e Federal. É importante ressaltar que qualquer informação em contrário que venha a circular não possui respaldo oficial e deve ser considerada como equivocada”, informa a nota.
“Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a verdade, e orientamos a população a se manter informada exclusivamente pelos canais oficiais da Prefeitura. Qualquer novidade ou ação referente ao programa habitacional será devidamente comunicada à comunidade com antecedência e clareza”, conclui.
FAKE NEWS
Além da nota oficial, a Prefeitura de Birigui também usou as redes sociais para alertar sobre o “falso” sorteio e a forma que um grupo da população estava sendo conduzido para atribuir tal responsabilidade à Administração Municipal.
“Essa não é uma prática da prefeita Samanta, que preza em manter a transparência e o respeito com a população. Os moradores de Birigui podem ficar tranquilos, que assuntos sérios como este, que toca na esperança das pessoas, serão tratados de forma oficial em canais oficiais da Prefeitura”, concluiu o secretário municipal de Segurança Pública.