O transporte coletivo em Birigui fica mais caro a partir desta sexta-feira (14): o valor da tarifa vai de R$ 3,30 para R$ 3,63. Para compensar o aumento, a cidade vai “ganhar” da empresa Auto Viação Suzano, que venceu licitação para prestação do serviço na cidade, 12 ônibus com uma série de conforto aos usuários.
Nesta segunda-feira, o proprietário da empresa, Welter França, apresentou ao prefeito Cristiano Salmeirão (PTB) dois dos veículos que passarão a fazer o transporte de passageiros pela cidade. Oito ônibus terão ar-condicionado e todos eles elevadores para facilitar a acessibilidade dos passageiros.
De acordo com o dono da empresa, em 90 dias todos os veículos vão oferecer sinal wi-fi para uso de internet e terão identificadores faciais que vão substituir os cartões de passe. Os veículos que já começaram a rodar por Birigui terão capacidades diferentes para o transporte de passageiros. Os maiores terão condições de acomodar 33 pessoas sentadas e os menores outras 22.
Todos os ônibus receberam adesivos com o brasão do município e o nome "Prefeitura de Birigui". Os ônibus contam com letreiros eletrônicos para fácil identificação das linhas. “Estamos oferecendo carros com conforto, ou seja, oferecendo transporte público com dignidade. Quem estiver no trajeto, poderá fazê-lo no ar condicionado e teclando com internet gratuita", festejou o prefeito Cristiano Salmeirão.
Além das 10 linhas tradicionais, a administração conta com 2 linhas extras, que poderão ser usadas em dias e momentos de pico. Em Birigui, cerca de 6 mil pessoas utilizam transporte coletivo diariamente.
LEITOR FACIAL
Como a empresa contratara para fazer o transporte coletivo em Birigui está em fase de implantação do leitor facial, que irá substituir o cartão de passe, os usuários deverão procurar pela unidade de atendimento da empresa no município para fazer o cadastro necessário. A Auto Viação Suzano atende na rua São José, 861, Morumbi. Lá também poderão ser tiradas as dúvidas sobre as carteirinhas de estudantes.