Política e Mais
Anunciante
MAIS ALTA HONRARIA TENENTE EDWALDO COSTA RECEBE MEDALHA 9 DE JULHO NA CÂMARA DE ARAÇATUBA

Nascido e formado em Araçatuba, Edwaldo Costa está na Marinha do Brasil desde 2015; é filho do casal Antonio Edwaldo e Lena Costa

Anunciante

Jornalista, escritor e oficial de Comunicação da Marinha do Brasil desde 2015, o 1.º Tenente Edwaldo Costa recebeu nesta sexta-feira (29) a mais alta honraria da Câmara de Vereadores de Araçatuba, a Medalha 9 de Julho.

 

A concessão foi decorrente de projeto de decreto legislativo apresentado pelos vereadores Dr. Jaime e Professor Cláudio e aprovado pela 17ª legislatura do legislativo araçatubense.

 

A homenagem é um reconhecimento do legislativo ao araçatubense que com apenas 40 anos possui uma extensa folha de serviços relevantes prestados e um currículo e títulos que orgulham a cidade.

 

Graduado em Comunicação Social (Jornalismo), Doutorado em Comunicação e Semiótica e mestrado em Comunicação, Edwaldo Costa, o Guga, também em graduado e pós-graduado em Ciência da Computação.

 

Conquistou vários prêmios nessas áreas, dentre os quais voto de aplauda Câmara Municipal de Frutal (MG) pelo trabalho “Prainha de Frutal. Um paraíso insustentável” e Prêmio Vídeo Documentário PSF, pela Universidade de Toronto (CA).

 

Ingressou na Marinha do Brasil em 2015 e participou desde então, das principais missões brasileiras em operação conjunta com as Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) que o escolheram para participar das principais operações deflagradas no país.

 

Em Pacaraima, Boa Vista-RR, por exemplo, o Tenente Edwaldo Costa passou noventa dias no marco da divisa Brasil/Venezuela, na maior missão humanitária do Brasil, no Comando de Fronteira Roraima e 7. ° Batalhão de Infantaria da Selva.

 

Na fronteira, no mesmo local em que se encontravam os refugiados venezuelanos, sobre forte pressão de Maduro, atendeu a imprensa nacional e internacional representadas pela TV Globo, Revista Veja, Band News, SBT, The Wall Street Journal, El Pais, CNN Espanhol, Agence France-Presse, Reuters, dentre outros veículos.

Posteriormente, em outra missão nacional, foi enviado para Porto Velho-RO, Amazônia, onde a Floresta Amazônica estava sendo devastada pelos inúmeros incêndios. Também foi enviado para a cobertura da Operação Formosa, a maior simulação de guerra envolvendo Fuzileiros Navais.

 

Rio de Janeiro, Iperó-SP, Florianópolis-SC, Corumbá-MS, Ladário- MS e Cuiabá-MT também fizeram parte do currículo militar de Edwaldo Costa. Na operação Ribeirinha fez cobertura jornalística completa colocando a bordo magistrados e imprensa numa descida pelo Rio Paraguai em Cuiabá, numa operação de atendimento médico, odontológico, ao lado dos profissionais da medicina que ficou registrado e divulgado na imprensa brasileira e internacional.

Edwaldo Costa também conquistou espaço na literatura. Seu primeiro livro “Mea Culpa”, encontra-se na biblioteca nacional de Londres, e foi vendido nas principais livrarias do país.

 

“Ser reconhecido por essa medalha só reforça o amor incondicional que tenho por Araçatuba, sua gente e a responsabilidade de continuar levando a imagem dela por onde eu for”, afirmou Guga Costa ao receber a honraria.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.