O último domingo 23 de junho foi marcado pelo aniversário de 30 anos da promessa feita por Maria Aparecida Teramuse ao irmão, de rezar um terço junino, anualmente no bairro Mimosa em Lavínia (SP).
A reportagem do 018News esteve presente na 30ª edição do terço junino de Maria Aparecida. Em entrevista para a reportagem ela disse que seu irmão Amauri Caldato, já falecido havia visitado ela em sua casa alegando que estava com câncer.
No entanto, ela disse também que houve uma confusão e seu irmão não estava com a doença, mas um amigo de mesmo nome. Porém o irmão de Maria Aparecida continuava doente, não com câncer, mas com Aids.
Amauri que na época morava em São Paulo (SP), deixou a capital e foi morar com a irmã na cidade do interior, mais precisamente, à 70km do município de Araçatuba (SP).
Antes de Amauri falecer de aids, ambos prometeram que rezariam e o irmão que estiver vivo continuaria a tradição que completou 30 anos “Amauri nos deixou, pois não tomou o coquetel certo já que tinha medo da rejeição familiar”
Segundo ela, a sensação de completar 30 anos de promessa é de extrema felicidade, pois se sente realizada e pretende continuar até onde deus permitir e ficará para os filhos decidirem se vão continuar. “A minha promessa eu vou cumprir”
A Festa
A promessa de Maria Aparecida além do terço junino contou também com uma procissão em volta de sua casa, o hasteamento do mastro e a colocação de velas com pedidos.
Moradores de Lavínia, Mirandópolis, Araçatuba, Valparaíso e de Guaraçaí estiveram na festa e foram servidos de comidas típicas juninas como Cachorro-quente, pé de moleque, maria mole, amendoim, bolos, pipoca, paçoca e refrigerante que foram obtidos com recursos próprios ou através de doações.
Para a edição de 2024, novos enfeites foram colocados, aumentando os gastos devido aos 30 anos de festa que contou com a ajuda dos familiares e também dos vizinhos do bairro Mimosa.
As expectativas para a festa foram alcançadas e Maria Aparecida já está ansiosa com a próxima edição.