Araçatuba
SAÚDE PÚBLICA UNISALESIANO TRANSFORMARÁ ANTIGO PS EM AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES

Centro Universitário firmou parceria com a Prefeitura de Araçatuba e vai reformar unidade

Anunciante

O prédio do antigo Pronto-Socorro municipal será revitalizado e transformado em um ambulatório de especialidades por meio de parceria entre a Prefeitura e o UniSALESIANO (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium).

O projeto foi anunciado no dia 24 de agosto, em visita do Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, ao imóvel, localizado no bairro Aviação, em companhia da secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente.

Segundo Pe. Luigi, a obra será feita em módulos, começando pela recepção e setor de fisioterapia, com expectativa de ativação em até 3 meses e continuação conjunta da revitalização para os outros setores de atendimento ambulatorial de especialidades.

Carmem Guariente lembra que a parceria com o UniSALESIANO começou com a vinda do curso de Medicina para Araçatuba, pela qual os alunos utilizam a rede municipal de Saúde para estágios e a universidade, em caráter legal de contrapartida, investe na estrutura de saúde pública do município.

“Nos primeiros anos, o investimento do UniSALESIANO foi priorizado pela Prefeitura de Araçatuba para a Santa Casa, mas, agora, teremos também melhorias na estrutura dos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde. Iniciaremos pelo prédio do antigo pronto-socorro e o novo ambulatório abrigará as especialidades médicas como cardiologia, dermatologia, fisioterapia, exames, entre outras. É uma outra missão para o local, também muito importante para todos nós, que é termos aqui um ambulatório municipal à semelhança de como funciona o AME estadual”, diz a secretária de Saúde.

Ainda segundo Carmem, o novo ambulatório realizará os atendimentos que antes aconteciam no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), na no bairro Higienópolis, local que abrigará uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).

Pe. Luigi destaca que há o compromisso da Universidade com a Prefeitura para a Saúde da região. “Por parte da universidade, desde a primeira semana do curso, os alunos já iam uma vez por semana às unidades de saúde para experiências e ajudar no atendimento, assim como na Santa Casa, e dar uma contrapartida no campo de formação dos agentes da saúde, da tecnologia e na infraestrutura. Assim tivemos como urgente restaurar este hospital”, afirma.

O reitor adianta que o UniSALESIANO já realiza processo licitatório, recebendo, na próxima semana, os orçamentos das empresas concorrentes. “Será escolhida aquela que, tecnicamente, for muito séria, também primando por menor custo, mas com trabalho de qualidade. A obra já começa no próximo mês, custeada pela universidade, como contrapartida estabelecida com a Prefeitura. A prefeitura acompanhará tecnicamente a obra, para garantia de qualidade e segurança. Temos a visão de que, através desta parceria vai dar tudo certo, pois é bom para a população de Araçatuba e região, bom para a Prefeitura e bom para a universidade, que terá mais um espaço para ter prática e ajudar, destaca.

“A primeira coisa mais importante que temos é a vida, a segunda é a saúde. Tivemos um bom entendimento com o Prefeito Dilador Borges, com a secretaria e os assessores da Saúde municipal, de maneira que agora a coisa vai. Dentro de dois meses e meio ou três meses ativamos essa primeira parte e queremos, até janeiro ou fevereiro do ano que vem, inaugurar o hospital por completo”, concluiu o Reitor do UniSALESIANO.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.