Araçatuba
Anunciante
ESTRUTURA ABANDONADA Universitários vão criar projetos para revitalização de antiga Estação

Estudantes do UniSALESIANO pretendem apresentar em junho propostas para o que sobrou de ferrovia

Anunciante

Os alunos do 9º termo do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniSALESIANO desenvolverão projetos para revitalização da antiga Estação Ferroviária de Araçatuba. A intenção é realizar uma exposição pública, no mês de junho deste ano, no próprio espaço de embarque e desembarque de passageiros da antiga estrada de ferro.

A atividade integra a disciplina de Técnicas Retrospectivas, ministrada pelo docente Márcio Fontão e supervisionada pelos coordenadores do curso, professores Giuliano Pincerato e Rubens Guilhemat.

O início dos trabalhos começou, segundo Fontão, com uma visita técnica realizada na noite do dia 10 de fevereiro, no local que faz parte do patrimônio cultural de Araçatuba.

“A visita contou com a participação de 35 alunos. Eles puderam observar elementos importantes da estação para a criação dos projetos”, explicou o docente, ao ressaltar que o objetivo dessa atividade é democratizar a discussão sobre a relevância da plataforma para a história da cidade.

Ele lembrou que esse tipo de ação faz parte das metodologias ativas que o curso de Arquitetura e Urbanismo tem desenvolvido com o intuito de tornar-se mais dinâmico, ativo e prático. “Nesse caso, o problema do restauro e manutenção da plataforma foi apresentado e os acadêmicos deverão desenvolver soluções até o final deste semestre”, concluiu.

A antiga Estação Ferroviária chegou a ter sua demolição cogitada pela administração pública de Araçatuba, como forma de revitalizar a região central onde está e criar novas vias para escoamento do trânsito. Uma proposta que criou polêmica entre historiadores e araçatubenses que defende a manutenção do espaço e sua readequação para novas atividades.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.