A maior parte das cidades do Estado de São Paulo, em especial as do interior, retomam nesta segunda-feira (01) parte de suas atividades comerciais e econômicas em meio à pandemia de coronavírus que atinge o País. Por decreto do governador João Doria, foram definidos critérios com restrições que devem ser obedecidas para que os estabelecimentos possam atender seus clientes.
No entanto, a reabertura comercial, necessária para a sobrevivência de empresas e, principalmente, garantia de empregos a pais e mães de família, se dará em meio a um crescente registro de casos e mortes de pessoas infectadas pela Covid-19, doença decorrente do novo coronavírus.
Entre as 108 cidades que compõem a área 018 de telefonia no Estado, nas regiões administrativas de Araçatuba, Presidente Prudente e Marília, em apenas 16 dias de estatísticas atualizadas diariamente, o número de pessoas doentes praticamente dobrou, assim como a quantidade daquelas que não resistiram à doença e morreram.
Desta forma, as cidades que compõem a área 018 voltam a abrir suas portas comerciais nesta segunda-feira com 1.069 casos confirmados de Covid-19 e um total de 71 mortos conforme registros dos últimos 16 dias.
Os números reforçam que as regras para a reabertura dos estabelecimentos comerciais deverão ser seguidas à risca, em especial no que se refere à higienização dos espaços, disponibilização de álcool em gel para os usuários desinfectarem as mãos e, principalmente, a manutenção do distanciamento entre pessoas no interior dos comércios que poderão reabrir suas portas.
CRESCIMENTO
Pelas estatísticas do governo de São Paulo, dos 018 municípios da região 018, um total de 71 já registram casos confirmados de Covid-19. Em outras 31 cidades, há casos confirmados de mortes em decorrência da doença.
Cidades sedes de região, Araçatuba e Presidente Prudente se destacam no número de vítimas da Covid-19. A primeira, lidera em número de caos, com 151 doentes confirmados por meio de exames. Já a segunda tem a maior quantidade de mortes: 10 no total. Veja a lista de cidades com seus respectivos casos de Covid-19: