A mudança de fase da região para a cor amarela, no Plano São Paulo de flexibilização da economia, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Araçatuba baixou decreto nesta sexta-feira autorizando a abertura ampliada de comércio, salões de beleza e barbearias, academias, bares restaurantes e similares já a partir deste sábado (08), véspera do Dia dos Pais.
“Nossa preocupação é de tornar útil cada instante desta mudança positiva, em favor de nossa população, de nossa economia e da recuperação de todos neste momento difícil que estamos vencendo pouco a pouco. A véspera e o domingo do Dia dos Pais já tem uma expectativa bem mais positiva”, disse o prefeito Dilador Borges (PSDB), sobre as mudanças, em live realizada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira.
O chefe do Executivo destacou a conscientização da população nas últimas semanas, o que contribuiu para o avanço de Araçatuba e toda a região no Plano São Paulo. “Tudo isso não aconteceu por acaso e é consequência do amadurecimento da sociedade, de cada um de nós. A nossa luta no Conselho Municipalista junto ao Governo Estadual quase dobrou o número de leitos de UTI, de 8 para 15 por 100 mil habitantes, e as campanhas de conscientização da Prefeitura, que orientou, notificou e autuou estabelecimentos e flagrou festas com aglomeração, contando com o importante apoio da Polícia Militar às nossas equipes de fiscais e Guarda Municipal”, lembra o prefeito.
Dilador reuniu-se, ainda na tarde de sexta-feira, com representantes de academias para atingirem um consenso sobre horários mais apropriados, os quais estarão responsáveis por decidirem a distribuição do total de 6 horas como melhor lhes couber a atender a demanda de usuários. “Os horários deverão ser informados em placas ou cartazes, bem como devem ser respeitadas as exigências de controle de acesso, distanciamento e regras de higiene e proteção individual.”
NOVAS REGRAS
A fase amarela permite maior flexibilização, respeitando as exigências do Governo Estadual descritas no Plano de São Paulo.
Shopping Centers, galerias e congêneres, comércio em geral e serviços, restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, salões de beleza e barbearias poderão ter atendimentos presenciais por períodos de 6h (seis horas), com capacidade de acesso limitada a 40%, e adotando protocolos geral e setoriais específicos.
Especialmente para bares, restaurantes e lanchonetes, só será permitido consumo local ao ar livre ou em áreas arejadas e até as 17h. As praças de alimentação poderão funcionar em acordo com os horários dos seus respectivos shopping centers, galerias e congêneres, com os devidos critérios de capacidade e distanciamento. Serviços de delivery (entrega por encomenda) e drive-thru (passe-e-pegue) não se enquadram na limitação de horários.
Academias e centros de ginásticas poderão funcionar com apenas 30% de sua capacidade, horário reduzido de até 6 horas, agendamentos, aulas e práticas apenas individuais (com distanciamento) e adoção de protocolos geral e setoriais.
Eventos, convenções e atividades culturais seguem em restrição em virtude dos critérios do Plano de São Paulo, que determinam que a flexibilização ocorra apenas se a cidade estiver há mais de 28 dias consecutivos na fase laranja, mas Araçatuba só foi classificada para a atual fase em 31 de julho.
As demais atividades que geram aglomeração não mencionadas continuam proibidas pelo Plano de São Paulo.
HORÁRIOS
Shopping Centers, galerias e congêneres: Segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, e sábados e domingos, das 12h às 18h;
Comércio e Multi Shop: Segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e sábado das 9h às 15h
Bares, restaurantes e lanchonetes: até às 17h (máximo de 6h)
VEJA A ÍNTEGRA DO DECRETO MUNICIPAL: