Um rastro de destruição e danos. Foi o que deixou o temporal que atingiu Araçatuba, Birigui e cidades da região na madrugada deste sábado (21). Enquanto a forte chuva caía, córregos transbordaram, casas e estabelecimentos comerciais ficaram alagados e carros foram arrastados.
Em Araçatuba, a Defesa Civil calcula que o temporal derramou pela cidade o correspondente a 55 milímetros de chuva por metro quadrado. Já em Birigui, a estimativa é de que o montante tenha sido bem maio, podendo chegar a 120 milímetros.
Outro problema bastante comum quando há ocorrência de temporal, as quedas de árvores também foram responsáveis por prejuízos causados à população. Pelo menos 27 delas caíram em Araçatuba, inclusive sobre um carro estacionado em uma rua.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve registro de vítimas graves que tenham sido afetadas pelo forte temporal. Ainda assim o temporal chegou a destelhar casas e derrubar muros pela cidade. Na avenida Arthur Ferreira da Costa, um poste de energia elétrica chegou a cair.
Por conta dos estragos, funcionários da Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) estão prestando serviços à população neste sábado, assim como os da pasta de Meio Ambiente, empresa Monte Azul Ambiental, responsável pela limpeza no município e também da GS Inima Samar, concessionária de água e esgoto em Araçatuba.
Assim como em Araçatuba, a cidade vizinha Birigui também sofreu com o temporal. Córregos do município transbordaram e avenidas amanheceram cheias de lixo e lama, assim como o Parque do Povo, na na avenida João Cernach.