O vereador Luiz Boatto Filho (MDB), ativista da causa animal, encaminhou ao prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), nesta semana, ofício cobrando a reativação do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais.
Criado em 2018, por meio de decreto municipal, o conselho, cujos integrantes têm mandatos de dois anos, estaria, segundo o parlamentar, inativo desde 14 de agosto do ano passado. Isso significa que, legalmente, ninguém pode falar em nome do organismo atualmente.
A cobrança ao governo municipal é para que sejam escolhidos novos integrantes para o conselho, que tem uma grande importância para a cidade e também para a população, uma vez que a questão animal tem tomado cada vez mais espaço nas discussões sobre a implementação de políticas públicas.
Tendo vencido o mandato dos primeiros membros do conselho em agosto de 2020, isso significa que ninguém pode falar em nome do organismo, que deve ser composto por representantes da sociedade civil e de órgãos públicos.
“Somos atuantes dessa causa e tivemos a informação de que o mandato dos conselheiros escolhidos em 2018, quando o conselho foi formado, terminou no ano passado. É necessário que a composição desse organismo possa ser refeita, para que ele tenha uma atuação efetiva na cidade”, diz o parlamentar.
Também ativista da causa animal, o sindicalista e ex-vereador Rosaldo de Oliveira e o parlamentar Boatto se reuniram, na semana passada, com o prefeito Dilador Borges para discutir sobre as políticas públicas vigentes no município com a finalidade de oferecer proteção aos animais, em especial os que são abandonados e vivem de maneira errante pelas ruas da cidade.
“Eu e o vereador Boatto atuamos juntos nessa causa, com outros companheiros que exercem essa mesma atividade, que é a de lutar para que os animais também tenham cuidados. Sabemos que a causa animal é vista com seus tabus por uma parcela considerável da sociedade. Por isso, precisamos sempre lutar pelos nossos propósitos”, diz Rosaldo. “Isso não significa que estamos priorizando uma causa em detrimento das demais necessidades da população. A ideia do próprio vereador é colocar a causa animal como um de seus trabalhos no exercício de seu mandato na Câmara. Até porque, todos nós sabemos o bem que os animais podem fazer na vida das pessoas, pois eles trazem a um lar alegria, companhia e afeto”.
Durante a reunião com o prefeito, Boatto e Rosaldo também discutiram a proposta apresentada à Câmara pelo parlamentar, prevendo a criação de um fundo especial para captação e destinação de recursos para a proteção e defesa dos animais.
"Temos em Araçatuba muitas pessoas e entidades organizadas que se dedicam a cuidar dos animais. São muitos voluntários, muitas pessoas que fazem doações de comida, medicamentos e até de custeio de tratamentos médicos. Precisamos da compreensão do governo municipal para que este fundo seja implementado. Seja por pela proposta do vereador Boatto ou mesmo por uma iniciativa futura da Prefeitura. O que importa é que ele saia do papel e vire realidade", diz Rosaldo.