O vereador e ex-prefeito Valfrido Cauneto (PP), de 76 anos, e sua esposa, Maria Vanda Bernadelli Cauneto, de 68 anos, foram encontrados mortos na madrugada desta quinta-feira (23), na propriedade rural da família, em Santo Expedito, cidade localizada na região de Presidente Prudente.
O filho do casal contou que chegou à propriedade rural para ordenhar vacas junto ao pai, por volta das 4h30, quando encontrou um guarda-roupas revirado e os idosos mortos em um quarto.
De acordo com a polícia, cada uma das vítimas apresenta uma perfuração na cabeça causada por tiro. Também foi constatado um ferimento nas costas da idosa. Não foram localizados sinais de arrombamento na casa.
Conforme a Polícia Civil, o local era cercado por câmeras externas, mas a central com as imagens do circuito de segurança foi levada por quem cometeu o crime. Diligências e oitivas estão sendo realizadas pela manhã nesta polícia.
A delegada seccional Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras afirmou ao G1 que "não se descarta nenhuma hipótese" sobre a motivação das mortes. "A Polícia Civil está em fase de levantamento de informações e é prematura uma conclusão", declarou Ieda sobre os rumos da investigação.
O presidente da Câmara de Santo Expedito, Sordelino Dias Filho (PV), informou que foi decretado ponto facultativo de dois dias para o Poder Legislativo. Sendo assim, o prédio parlamentar estará fechado nestas quinta-feira (23) e sexta-feira (24).
Dias Filho ainda disse ao G1 que Valfrido Cauneto era um vereador atuante no município, sempre participativo nas fiscalizações e investigações. "Vamos prestar todo apoio possível à família", declarou.
Nas eleições de 2016, Maria Vanda também tentou ingressar como vereadora na Câmara Municipal, mas não obteve sucesso nas urnas.