
O vereador Wesley da Dialogue (Podemos) solicitou que a TUA, empresa responsável pelo transporte coletivo em Araçatuba (SP), mantenha ônibus coletivo dos dois turnos das eleições.
Este ano, o pleito está marcado para ocorrer nos dias 2 e 30 de outubro, primeiro e segundo turno, respectivamente. As datas caem em dois domingos, dia da semana que a empresa não oferece o serviço na cidade.
“A ideia é que os eleitores exerçam sua condição de cidadão próximo de suas casas. Mas, a cidade cresceu muito nos últimos anos e, sabemos que nem sempre isso é possível. Portanto, acabam necessitando o transporte coletivo para se locomover para locais mais distantes”, observou o parlamentar.
No ofício enviado para a empresa concessionária do transporte coletivo em Araçatuba o vereador lembrou que o município tem cerca de 154 mil eleitores em condições de votar e afirma que a população precisa chegar aos locais de votação. “É necessário analisar os entraves que atingem cotidianamente pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, empobrecidas e/ou em situações de vulnerabilidade socioeconômica”, escreveu.
Dialogue lembrou no documento que transporte público é um direito garantido pela Constituição.
“O transporte público torna-se essencial para a locomoção de diversas pessoas neste período de tamanha importância; além de que, o transporte público é um direito garantido constitucionalmente para todos os cidadãos”, finalizou.
Até a publicação desta reportagem a TUA ainda não havia se manifestado sobre o pedido do parlamentar.