Obrigar locais de grande concentração de pessoas a manterem brigada profissional com bombeiros civis. Esse é um dos projetos que serão discutidos e votados pelos vereadores na segunda-feira (12/11), durante a 36ª Sessão Ordinária do ano. A pauta da Ordem do Dia traz ainda um projeto de resolução e um parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação.
Entre os estabelecimentos que serão obrigados a contratar bombeiros civis estão shopping center, casa de shows, hipermercado, loja de departamentos, indústria e universidade. A proposta é de autoria do vereador Rivael Papinha (PSB) e objetiva oferecer segurança às pessoas que frequentam esses locais.
A vereadora Beatriz (Rede) assina o projeto de resolução, que possibilita aos presidentes das comissões permanentes da Câmara utilizarem até dez minutos do Grande Expediente das sessões ordinárias para apresentar trabalhos ou tratar de assuntos referentes à sua área de atuação. Parte desse tempo poderá ser concedido aos membros de cada comissão.
O parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação refere-se a um projeto de resolução, de autoria do vereador Lucas Zanatta (PV), que estabelece o prazo de 10 dias para a publicação da pauta de proposituras que serão apreciadas na Ordem do Dia de cada sessão ordinária. Hoje, as pautas são publicadas até as 17 h das quintas-feiras que antecedem as sessões.
Na fase do Pequeno Expediente, poderão ocupar a tribuna para falar sobre assuntos de livre escolha os vereadores Professor Cláudio (PMN), Cido Saraiva (MDB), Carlinhos do Terceiro (SD) e Beatriz (Rede).