
Os membros do COE (Centro de Operações de Emergências) em Saúde Pública se reuniram para discutir a situação atual da dengue e de outras arboviroses em Araçatuba (SP). Aumento em 472% na procura por consultas médicas relacionadas à doença no município, foi uma das pautas do encontro.
O município fechou a semana segundo índice do Governo do Estado de São Paulo com 4.066 casos positivos de dengue, dois óbitos em investigação e um confirmado. Em todo o Estado são 49.088 casos positivos da doença.
Durante o encontro, foram debatidas propostas de melhoria e apresentados dados atuais do combate à dengue, como o balanço do mutirão que está sendo realizado atualmente e dos atendimentos prestados à população.
Conforme informado no encontro, além das visitas às residências que são realizadas pelos agentes, também estão sendo feitas vistorias em órgãos públicos municipais e em borracharias. Essas ações são complementadas com a aplicação de inseticida NAV (Nebulização Acoplada a Veículo) e de nebulizações costais.
IMÓVEIS FECHADOS
Segundo dados preliminares, desde o dia 21 de janeiro já foram vistoriadas 6.090 residências. Apesar dos esforços das equipes de saúde, a quantidade de imóveis fechados se mantém alta, somando 4.809 casas fechadas. 173 moradores recusaram a entrada dos agentes em suas residências.
CONSULTAS MÉDICAS
Conforme dados do dia 28 de janeiro, de dezembro de 2024 para janeiro deste ano, houve um aumento de 472% nas consultas médicas relacionadas à dengue.
Em dezembro foram realizados 951 atendimentos de pacientes com dengue, enquanto em janeiro esse valor subiu para 5.435. Os atendimentos relacionados à dengue representam 18% do total de consultas realizadas em janeiro.
LEIA TAMBÉM:
ELEUSES PAIVA PARTICIPA DE ENCONTRO COM PREFEITOS PARA FALAR DE DENGUE